Comissões de Conciliação Prévia: Uma ferramenta prática e eficiente para os advogados

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 21 de agosto de 2007

Criadas com a finalidade de desobstruir e desonerar a Justiça do Trabalho, as Comissões de Conciliação Prévia são ferramentas práticas e que reduzem o tempo de trabalho dos advogados.

Na Paraíba, o Centro Intersindical de Conciliação Trabalhista do Estado da Paraíba – CINCON/PB em Campina Grande, e o Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista - NINTER em João Pessoa e Sousa, são as referências neste tipo de trabalho.

Para os advogados não há irredutibilidade de honorários de trabalho. Para usufruir dos serviços destas instituições, os advogados devem comparecer até a sede de uma delas e fazer reclamações, verbalmente ou por escrito e ficará ciente da data da audiência, que será marcada, impreterivelmente, para ocorrer no prazo de 10 dias.

Com essas facilidades, as Comissões são tidas como uma grande inovação, trazendo benefícios como a solução pacífica dos conflitos, reduzindo tempo, custo e a quantidade de demandas direcionadas à Justiça do Trabalho.

Em Campina Grande, a sede do CINCON fica na Rua Manoel Elias, 26, próximo ao SESC Centro, telefone: () 3321-2818. Em João Pessoa, o NINTER fica localizado no Parque Sólon de Lucena, 498, próximo a Lagoa, telefone: () 3241-1173, e em Sousa o NINTER, fica na Rua Gaulberto Filho, 20, Centro, telefone: () 3522-2641.