CNI

Como destravar os gargalos da infraestrutura brasileira?

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 22 de junho de 2022

Você sabia que o Brasil precisa aumentar em cinco vezes os investimentos em transportes para eliminar os gargalos que impedem o país de ser competitivo e tornar sua logística adequada? E que o preço da energia para o consumidor industrial no Brasil é o segundo mais caro entre os oito países que mais exportam?

Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e escancaram o problema nacional da falta de investimentos em infraestrutura.

No segundo capítulo da minissérie Desafio : Brasil você vai entender o que tudo isso tem a ver com você e quais são as propostas da indústria para o próximo presidente da República.

Os caminhos apontados pela CNI para reverter o atual cenário passam pelo avanço no planejamento de longo prazo e redução de burocracia e dos entraves ao investimento privado.

Como efeito de comparação, o percentual de 2% do PIB necessário para o avanço em transportes é exatamente o que o país investiu, em média, nas últimas duas décadas em infraestrutura em geral, incluindo energia, telecomunicações, saneamento básico e óleo/gás. A taxa de investimento necessária para eliminar os gargalos atuais na oferta de serviços de infraestrutura é estimada em, no mínimo, 4,2% do PIB.

A minissérie Desafio : Brasil vai ao ar de 22 a 28 de junho, aqui na Agência de Notícias da Indústria e no YouTube da CNI.

Os vídeos abordam temas que devem ser prioritários para quem quer que seja o próximo presidente da República: economia, saúde, educação, trabalho e previdência, infraestrutura, sustentabilidade e inovação.

A minissérie envolve estudos e análises das 21 propostas que a indústria levou aos pré-candidatos à Presidência da República.

No dia 29 de junho, em Brasília, os presidenciáveis participam do evento Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República, promovido pela CNI. Na ocasião, eles terão a oportunidade de debater estas propostas com os empresários e apresentar medidas que querem adotar em seus governos para aumentar a produtividade das empresas e estimular o crescimento sustentado da economia brasileira.

DESAFIO: BRASIL