Conferência Internacional do Trabalho

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 01 de junho de 2007

Gadelha participa de comissão na Suíça

O presidente da FIEP, Francisco Gadelha, está participando da 96ª Conferência Internacional do Trabalho em Genebra/Suíça, como membro da Comissão de Promoção de Empresas Sustentáveis. “A nossa avaliação é positiva, quanto à nossa vertente. Temos avançado nas negociações, em especial na questão de buscar a harmonia entre o crescimento das empresas e o meio ambiente”, disse Gadelha. Com a presença de mais de três mil delegados de países, que este ano dedicarão atenção especial ao setor da pesca, o evento acontecerá até o dia 15 de junho, como a maior reunião anual especializada no mundo trabalhista.

A conferência estudará também aspectos como a relação entre o trabalho digno e o desenvolvimento socioeconômico, o trabalho infantil na agricultura, a igualdade no mercado de trabalho, o emprego forçado e a promoção de atividades sustentáveis.

Durante a reunião, estão previstos discursos da presidente do Chile, Michelle Bachelet, de Gana, John Kufuor (atual presidente da União Africana), da Polônia, Lech Kaczynski, e do príncipe-herdeiro do Barein, Shaikh Salman Bin Hamad Al-khalifa. Em 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (este ano dedicado às crianças que trabalham na agricultura), discursarão a Primeira-Ministra da Jamaica, Portia Simpson Miller, e o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade.

O tema de debate central, deste ano, serão os novos instrumentos legislativos da OIT sobre o trabalho na indústria pesqueira, com o propósito de avançar rumo à adoção de um convênio e uma recomendação. Durante a conferência está prevista a apresentação do relatório "Trabalho Digno para um Desenvolvimento Sustentável” e a votação do orçamento da OIT para os próximos dois anos, que deve aumentar para us$ 635 milhões.