Conselho de Assuntos Legislativos da CNI discute desafios e oportunidades no Congresso em 2019

Por Agência de Notícias CNI - Publicado 04 de dezembro de 2018

Representantes da CNI e de entidades empresariais debateram o cenário

A legislatura que se inicia em fevereiro de 2019 terá uma agenda desafiadora de temas que estão na ordem do dia e têm potencial impacto sobre a retomada do crescimento do país. Além das reformas da Previdência Social e do sistema tributário, há propostas que aperfeiçoam marcos legais e reduzem a burocracia para empresas e população. As principais propostas, oportunidades e entrave ao avanço das propostas foram discutidas na reunião desta terça-feira (4) do Conselho de Assuntos Legislativos (CAL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para colher um cenário de como serão os trabalhos do Congresso Nacional, até 2022, o CAL recebeu três deputados eleitos para a próxima legislatura e que ocuparão cadeias na Casa pela primeira vez. O encontro serviu para analisar as possíveis pautas e para debater aspectos técnicos e políticos de projetos como as reformas estruturais, da atualização da Lei de Licitações e de outros marcos regulatórios. “É nossa obrigação estar no Congresso Nacional e contribuir para a elaboração de leis melhores”, disse o presidente do Conselho, Paulo Afonso Ferreira.

Os temas analisados em maior detalhe foram as reformas tributária e da Previdência, ambas consideradas urgentes e essenciais para restabelecer a ordem nas contas públicas e remover entraves ao crescimento da economia. Os deputados eleitos João Roma (PRB-BA), Pedro Lupion (DEM-PR) e Glaustin da Fokus (PSC-GO) reforçaram a importância de se avançar nos temas e elencaram desafios a serem superados na discussão das propostas que, por serem polêmicas, são alvo de campanhas de desinformação.

SETOR PRODUTIVO – Os futuros deputados federais reforçaram a importância de aprovação de propostas que reduzam a burocracia e fomentem o empreendedorismo no Brasil. João Roma, da Bahia, rebateu críticas feitas a parlamentares que defendem projetos que contribuem para o avanço do setor produtivo.

“É preciso superar essas barreiras. Não acredito na melhora na vida dos brasileiros, principalmente dos mais carentes, se não houver uma melhorar nas condições para quem produz. Esses são temas, não de governo, mas de Estado”, afirmou Roma.

Eleito pelo Paraná, Pedro Lupion avalia que o momento é propício para o avanço de projetos que contribuam para a melhora do ambiente de negócios e para o reequilíbrio das contas públicas. “Esta é uma agenda legislativa que traz desafios muito grandes. Precisamos defender que gera emprego e oportunidades, resolvendo os problemas da economia, dando mais possibilidade de desenvolvimento da indústria e para a geração de empregos à população”, disse.

Para o deputado eleito Glaustin da Fokus, de Goiás, a renovação do Congresso nas eleições de 2018 significa oportunidade e responsabilidade de discutir os temas que solucionem velhos problemas para o crescimento. “A renovação vai trazer pessoas que estão comprometidas com o Estado. O jeitinho brasileiro está ficando para trás. Se embasarmos as informações, vamos conseguir construir um Brasil melhor e empresas mais fortes”, ponderou.