Compartilhar

Consultora de imagem Cris Alves encerra programação do “Nenhuma de Nós Está Só” com palestra sobre o Poder da Presença

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de maio de 2021

Cris apresentou características dos diferentes perfis comportamentais

Nesta quinta-feira, a consultora de Imagem, especialista em análises faciais, Cris Alves encerrou a série de palestras online do evento “Nenhuma de Nós está só!”, promovido pela FIEP, abordando sobre o tema “O poder da presença: o que sua imagem diz sobre você”.

Abrindo a programação a palestrante abordou sobre a imagem e a presença profissional, temas presentes no cotidiano das pessoas. E estimulou a reflexão sobre a imagem pessoal, e como ela pode influenciar no nosso posicionamento profissional.

“Essa é uma palavra muito importante para usarmos em nosso dia a dia, dentro desse contexto contemporâneo que a gente vive. Então aquelas antigas regras que são do manual, aquilo que as pessoas diziam que é o certo ou errado, muitas delas não cabem mais hoje em dia. Na verdade eu penso, que talvez nunca couberam. A questão é que hoje, graças a diversidade, e a esse mundo tão dinâmico em que vivemos, a globalização das informações, fez com que desenvolvêssemos um senso crítico que nos levou também a uma flexibilidade maior na maneira como nos apresentamos e como a gente se coloca, com relação as nossas qualidades, atributos e forças. Esse é um momento muito propício para que a gente pense sobre esse assunto e cultive da melhor maneira possível as oportunidades e a performance, essa presença profissional pode trazer para gente um posicionamento e também uma performance melhor no nosso desenvolvimento de carreira”, explicou Cris.

De acordo com a palestrando o conceito de imagem pessoal foi perdendo forças, e ganhando críticas com o passar do tempo.

“Tem gente que pensa que cuidar da imagem pessoal é uma questão de futilidade, que não se deve fazer nada, pensando no julgamento do outro. Mas devemos ser o que quisermos ser. De uns tempos desse para cá, começou se muito a falar sobre marca pessoal, e o que seria isso? Aquilo que as pessoas falam sobre você, quando você não está no ambiente. Qual é a lembrança, que você deixou nessas pessoas? A marca? Pelo jeito que você se comunica, pelo jeito que você se porta, e exerce a empatia e conexão com as pessoas. E um termo ainda mais recente é Presença, gosto muito dessa palavra, porque engloba muita coisa, no ambiente que a gente está presente, no círculo de amizades em que a gente convive, como é que eu ocupo esse lugar? Porque essa palavra também denota uma sensação de ocupação. Será que estou fazendo um bom uso desse espaço que eu ocupo, na minha vida, nos meus relacionamentos, no meu trabalho, com as minhas amizades, no meu lazer, no meu autocuidado, como é que estou usando esses espaços? Será que estou usando da melhor forma possível?

Durante o bate-papo, Cris Alves, interagiu com os participantes que acompanharam a palestra e abordou sobre a percepção externa e interna, algo que tem muita relação com a forma como nos enxergamos. “Deve haver primeiro uma percepção de dentro para fora, porque eu só consigo transmitir para a percepção externa, aquilo que eu sinto comigo mesma. Então presença antes de qualquer coisa, é um sentimento da gente com a gente mesma”, justificou.

A palestrante comentou que somos criaturas programadas para fazer julgamentos. Como o cérebro cria as primeiras impressões? Segundo ela julgamos primeiramente as pessoas que estão ao nosso redor. E isso não tem nada a ver com a forma como a pessoa está vestida, ou como se veste. As primeiras impressões são primitivas.

Cris ainda apresentou as características dos diferentes perfis comportamentais e os tipos de pessoas, a postura e a linguagem corporal. Falou sobre a comunicação oral e escrita e como a aparência influência na forma como somos vistos pelo outro.

Todas as palestras do evento “Nenhuma de Nós está só!” foram transmitidas no YouTube e Instagram da FIEP. A programação alusiva ao mês da mulher, começou no mês de março. A proposta foi promover o debate e a partilha de conhecimentos, com a participação de especialistas em comportamento, mercado de trabalho e negócios.

Para acompanhar a palestra de Cris Alves acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=vNGMvI7AhDw

Outras Notícias