Compartilhar

CNI

Diplomatas estrangeiros acreditam em melhora na economia brasileira

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 02 de dezembro de 2019

Entrevistados consideram importante a adesão do Brasil à OCDE

Os diplomatas estrangeiros estão otimistas com o desempenho da economia brasileira no próximo ano. É o que mostra a pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com as representações diplomáticas com sede em Brasília. Entre os entrevistados, 44,1% acreditam que a economia vai melhorar. Apenas 8,8% dizem que as condições devem piorar nos próximos 12 meses.

A pesquisa aponta a avaliação dos diplomatas sobre as reformas que são mais importantes para o Brasil. A reforma mais relevante para 37% dos entrevistados é a trabalhista. Para 25%, é a reforma tributária. Outros 21% dizem que é reforma política, e 18% consideram que é a administrativa. Além disso, a maioria (79,4%) dos entrevistados considera importante ou muito importante a adesão do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

O levantamento mostra ainda que os Ministérios da Justiça e da Segurança Pública e das Relações Exteriores, ambos com 47,1% das citações, são as áreas do governo brasileiro com as quais as representações diplomáticas mantêm uma relação mais próxima. Em terceiro lugar, com 33,4% das respostas, aparece o Ministério da Economia. Em quarto lugar da lista, com 26,5% das menções, está o International Securituy Office, e em quinto, com 23,5% das citações, aparece o Ministério da Agricultura.

A pesquisa ouviu 34 representações diplomáticas com sede em Brasília. 

SAIBA MAIS: Acesse a página de Estatísticas do Portal da Indústria e conheça outras pesquisas da CNI.

Outras Notícias