Diretor da Empresa Yellowgreen Soluções em Engenharia apresenta benefícios da Energia Solar Fotovoltaica para Empresários na FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 25 de novembro de 2018

Alberto falou dos benefícios da energia solar fotovoltaica

Na última quarta-feira, 21/11, um grupo de empresários acompanhou no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, uma apresentação do sócio-diretor da empresa Yellowgreen Soluções em Engenharia do Rio Grande do Norte, Alberto Fontes, sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica.

Durante a apresentação para os empresários, Alberto falou dos benefícios da energia solar fotovoltaica. “A geração de energia solar é um fenômeno mundial, de crescimento exponencial no Brasil e no Mundo. Em nosso país, é algo mais recente, quando comparado a Europa, mas observamos um mercado dobrando a cada quatro meses, por aqui, ou seja, é algo que veio para ficar no mundo inteiro. Nossa empresa tem projetos de Cabedelo ao sertão da Paraíba, estamos presentes em todo o Nordeste, no Rio de Janeiro e no Pará, e temos tido sucesso em vendas em todas as partes do Brasil, onde estamos presentes”, ressaltou.

Segundo Alberto, o Brasil já é referência em geração e uso de energias renováveis. “Nós somos um país tropical com excelentes condições ambientais para a geração de energia, a energia eólica, é sucesso em todo o Nordeste, aqui na Paraíba temos grandes projetos de energia eólica na região de Santa Luzia, e também dois grandes projetos de energia solar, um em Coremas e outro na cidade de Malta que traz a Paraíba a um contexto de grande importância na geração de energia solar fotovoltaica para o Brasil, que hoje é reconhecido internacionalmente pela produção de energias renováveis, a exemplo dos biocombustíveis, o etanol, o biodiesel, e porque não dizer de energias renováveis como a eólica e a solar”, lembrou Alberto.

A energia solar fotovoltaica é produzida a partir da luz solar. Placas solares convertem essa energia do sol, em energia elétrica, que pode ser direcionada para o consumo doméstico, comercial ou industrial, e o excedente desta geração, em relação ao consumo é emprestado para a rede da Concessionária, com isso gera um crédito, e ao final do mês, é feito um acerto de contas entre o que consumiu e o que gerou, onde é pago apenas a diferença, ou seja, é viável do ponto de vista econômico/financeiro, e também é um grande aliado do meio ambiente dado que trata-se de uma energia limpa, explicou o sócio diretor da Yellowgreen Soluções em Engenharia.

Alberto afirmou ainda que é um tipo de energia que pode ser usado pela indústria, comércio e também em residências. “A grande maioria das indústrias pode aderir a geração de energia solar fotovoltaica, exceto as grandes, onde há uma mudança no patamar de geração de energia, e ai a solução é diferenciada. Nos demais casos, é possível sim, que as residências, o comércio, a indústria gere a sua própria energia, e obviamente, utilizando a rede pública para ter uma disponibilidade de energia plena e com o diferencial de pagar apenas a taxa mínima de consumo”, explicou.

O presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, assistiu a apresentação e destacou como a geração de energias renováveis no Nordeste do Brasil, vem mudando a realidade da região. “Lá na cidade de Sousa, por exemplo, a geração de energia solar, tem sido financiada pelo Banco do Nordeste, através do FNE Sol, pelo BNDES, e também por empresas particulares que estão bancando a instalação dessa energia que é distribuída até através de pequenas empresas. Para se ter uma noção de como as energias renováveis estão sendo cada vez mais utilizadas, atualmente, a energia eólica responde por 72% da nossa energia no Nordeste.

Nós que só tínhamos uma fonte de geração de energia que era a hidroelétrica, que já tínhamos esgotado totalmente o São Francisco, agora estamos usando as águas do velho Chico para compor, encher o lago de Sobradinho. O que temos visto é o crescimento da geração de energia renovável, e por outro lado, o acúmulo de mais água que também reduzirá um grande drama nordestino, que é a escassez hídrica”, disse o presidente.

Informações adicionais podem ser obtidas no site da empresa Yellowgreen Soluções em Engenharia: http://www.yellowgreenbr.com.br/a-empresa/