Compartilhar

Paraíba Educação

Educação: Jornada Pedagógica abre as portas do ano letivo nas escolas do SESI Paraíba

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 15 de janeiro de 2025

Programação reúne, em Campina Grande, professores e profissionais de educação das quatro unidades da Escola SESI no estado. Atividades debatem novas perspectivas de ensino e aprendizagem 


Uma mesma escola, novas perspectivas! Planejando o presente e construindo o futuro, o SESI Paraíba promove, esta semana, a Jornada Pedagógica 2025, evento que marca o início das atividades para o ano letivo nas quatro unidades da Escola SESI no estado. A programação reúne mais de 200 professores e profissionais da área de educação, que atuam nas unidades da Escola SESI em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.  

Nesta terça-feira, 14 de janeiro, as atividades trabalharam com esses profissionais, através de capacitações, temas como a gestão da sala de aula, aprendizagem significativa, os impactos das mudanças no Ensino Médio para a Educação Básica e a gestão das emoções. 

A programação foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande. De acordo com a superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, a Jornada Pedagógica é um importante momento para integração e troca de experiências entre os educadores, de modo que todos estejam alinhados com as diretrizes e prioridades para o ano letivo de 2025. 

"Reunir os professores e profissionais de educação das quatro unidades da Escola SESI na Paraíba é fundamental para que possamos, juntos, definir e planejar as nossas ações para 2025. Dessa forma, estimulando a troca de experiências e promovendo o alinhamento entre as equipes, teremos um ano letivo exitoso, mantendo o padrão de excelência que já é uma marca da Escola SESI junto à sociedade”, pontuou Sílvia Pereira. 

Por sua vez, a gerente executiva de Educação das Escolas SESI na Paraíba, Maura Lopes, enfatizou que a Jornada Pedagógica oportuniza aos gestores, professores e demais profissionais de educação um momento de integração e de troca de experiências, preparando-os para o início de um novo ano letivo.  

“A Jornada Pedagógica tem o intuito de reunir os professores de todo o estado para um trabalho conjunto de planejamento e de construção de novas estratégias para o ano de 2025. Acreditamos que esse momento é muito importante para a formação continuada, o processo de escuta e a troca de experiências sobre exemplos exitosos da educação do SESI”, explicou Maura Lopes. 

O desafio de fazer acontecer!

Abordando o tema “Educação SESI-PB 2025: estratégias e novas perspectivas no desafio de fazer acontecer”, a Jornada Pedagógica da Escola SESI trouxe para o centro das discussões o processo de aprendizagem do aluno. 

O assunto foi trabalhado pelo professor e Doutor em Educação, Júlio Furtado, que propôs aos educadores uma reflexão sobre “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”.       

“A aprendizagem significativa é aquela que se incorpora à pessoa, que ganha um significado tão grande que ela acaba aplicando essa aprendizagem em sua vida. Então, o principal objetivo da sala de aula, e que também deve ser o principal objetivo do professor, é fazer com que o aluno realmente desenvolva uma aprendizagem significativa, de forma que através de múltiplas aquisições ele se torne uma pessoa cada vez mais competente para a vida”, explicou Júlio Furtado, que já proferiu mais de 3 mil palestras no Brasil e ainda ministrou cursos em países como Chile, Argentina, Uruguai e Portugal. 

Em seguida, a especialista em projetos de Educação Básica no Departamento Nacional do SESI, Luciana Ribeiro, abordou os impactos e desafios das últimas mudanças promovidas no Ensino Médio e como a instituição vai colocá-las em prática em suas escolas.   

“O SESI já elaborou uma proposta e nós já pensamos em todas as nossas estratégias. Então, estamos aqui para conversar com toda a equipe da Paraíba, buscando alinhar algumas questões, tirar dúvidas e trazer essa novidade do SESI, que mais uma vez é pioneiro na implementação de tudo que é novo na educação do Brasil. Um momento como esse é fundamental, por conta da troca de experiências e do compartilhamento de boas práticas, para que tenhamos a implementação adequada das propostas”, enfatizou Luciana Ribeiro.  

Ainda na programação desta terça-feira, a psicóloga Gabrícia Medeiros ministrou oficina sobre a gestão das emoções e o ambiente escolar. De acordo com ela, é fundamental trabalhar a psicoeducação com os alunos, de modo que eles possam conhecer as próprias emoções. 

“A partir do momento em que o aluno conhece as suas emoções, ele consegue identificá-las e também vai conseguir identificar as emoções nas outras pessoas. Dessa forma, ele consegue ter um suporte maior para lidar com situações adversas, sabendo qual emoção está sentindo”, orientou Gabrícia Medeiros. 

Além das palestras e oficinas realizadas nesta terça-feira, a programação da Jornada Pedagógica 2025 segue nesta quarta-feira (15), na Escola SESI Prata, em Campina Grande, onde os professores e educadores de todo o estado se dedicarão ao planejamento anual de suas atividades.

 

Texto/ Colaboração | Déborah Souza 

Outras Notícias