CNI

Emprego industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 17 de dezembro de 2020

Sondagem realizada pela CNI, revela aumento na atividade industrial

A atividade industrial, a produção e o emprego voltaram a crescer em novembro. Dados da Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelam que novembro, historicamente um mês de baixa para o setor, registrou alta neste ano. Índices de expectativas permanecem em patamares elevados, acima das respectivas médias históricas.

O cenário positivo favorece a intenção do empresário industrial de investir. Mesmo com um recuo de 0,2 pontos na comparação com o mês anterior, em dezembro o indicador ficou em 59,1 pontos, quase 10 pontos acima da média histórica (49,8 pontos).

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) média da indústria ficou em 73% em novembro. Apesar da baixa de 1 ponto percentual em relação a outubro, a primeira após seis meses consecutivos de alta, a UCI de novembro de 2020 é 3 pontos percentuais superior à de novembro de 2019 e supera o registrado nos meses de novembro desde 2014, quando também registrou 73%.

Na comparação com o usual, a UCI ficou estável em 51,1 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos pelo terceiro mês consecutivo, o que indica que a atividade industrial opera acima do nível usual para o mês.

O índice de evolução do número de empregados ficou em 53,3 pontos, também acima da linha divisória de 50 pontos, o que retrata crescimento do emprego na indústria em novembro. O mesmo ocorreu com o índice de evolução da produção (53,1 pontos), que reflete um aumento intenso e disseminado da produção na comparação com o mês anterior.

Os estoques em queda e abaixo do nível planejado em novembro refletem crescimento das vendas acima da produção. “Ressalte-se que o índice de nível de estoque efetivo em relação ao planejado aumentou de 43,3 pontos para 44,1 pontos. É a primeira vez, desde o início da pandemia que o índice aumenta na comparação mensal. Ou seja, o índice ainda mostra que o volume dos estoques de produtos finais se encontra abaixo ao desejado, mas a distância entre o efetivo e o desejado pelas empresas diminuiu”, destaca o relatório técnico.

Indústria trabalha com expectativas positivas

Todos os índices de expectativas permanecem em patamares elevados, acima não só da linha divisória de 50 pontos como de suas respectivas médias históricas. O indicador mostra que os empresários seguem bastante otimistas em relação aos próximos seis meses.

Veja os detalhes da Sondagem Industrial