Compartilhar

CNI

Estudantes do SESI e SENAI são premiados pela Microsoft

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 16 de dezembro de 2020

Competidores apresentaram soluções com Inteligência Artificial

Em parceria com a Microsoft, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desafiaram estudantes a solucionarem problemas da indústria com o uso da Inteligência Artificial (IA).

Nesta terça-feira (15), em uma live transmitida nas páginas do Facebook do SESI e do SENAI, os organizadores anunciaram os melhores projetos em três categorias, de acordo com o curso em que os competidores estão matriculados: iniciantes, veteranos e sênior. 

Cada equipe era formada por até cinco alunos do ensino médio, de cursos técnicos e qualificação, e de graduação e pós-graduação, com idades entre 15 e 22 anos, e um instrutor.

Participaram da premiação, o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado; o analista de Educação Profissional do SENAI Edilson de Oliveira Caldas; a gerente de Educação Tecnológica do SESI, Katia Marangon; a diretora de Educação da Microsoft, Vera Cabral, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios para Setor Público, Educação e Saúde da Microsoft, Diego Micheletti.

Conheça os projetos premiados

Categoria Iniciante | estudantes do Ensino Médio

Desenvolver um chatbot que auxilie na resolução de um problema ou melhore algum produto ou processo da indústria brasileira

1º lugar: Escola SENAI de Informática (SP) - ErgoX é uma plataforma que auxilia na análise de condições ergonômicas em postos de trabalho da indústria.

2º lugar: Escola SENAI Ettore Zanni (SP) - Guardião realiza monitoramento e manutenção preditiva de turbinas a vapor em tempo real e de acessível em qualquer lugar do mundo.

3º lugar: Escola SENAI Armando de Arruda Pereira (SP) - SAMIR (Seu Assistente de Manutenção Inteligente da ROMI) monitora e auxilia a manutenção em nuvem, responde dúvidas e reporta falhas.

Categoria Veteranos | estudantes de cursos de qualificação e técnicos

Selecionar um dos desafios registrados na plataforma de inovação e propor uma solução desenvolvida a partir de ferramentas de Inteligência Artificial Microsoft

1º lugar: SENAI Caxias (MA) - Feynman. Dispositivo de segurança para intertravamento de máquinas industriais ativada por comando de voz.

2º lugar: Escola SENAI Ettore Zanni (SP) - Sistema VISION. Para controlar almoxarifados e evitar o extravio de peças no armazém.

3º lugar: Escola SENAI Antônio Adolpho Lobbe (SP) - Smart Maintenance. Auxilia na organização das demandas existentes e facilita futuras manutenções por meio de um serviço de chat bot, machine learning, IA e serviços de linguagem cognitiva.

Categoria Sênior | estudantes de graduação e pós-graduação

Selecionar um dos desafios registrados na plataforma de inovação e propor uma solução desenvolvida a partir de ferramentas de Inteligência Artificial Microsoft

1º lugar: SENAI Londrina (PR) - CAM.I.A, Trabalhe, com segurança. Notifica o colaborador quando há uso inadequado de EPI e cria banco de dados com os eventos.

2º lugar: Escola SENAI Antônio Adolpho Lobbe (SP) - IPM (Intelligent Production Monitoring). Previne a ocorrência de atividades que não agregam valor ao processo com um sistema que coleta dados da linha através de sensores e digitaliza o processo.

Outras Notícias