FIEP sedia oficina para Consolidação de Assuntos do Semiárido Nordestino

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 12 de junho de 2019

Evento acontece nos dias 12 e 13 de junho em Campina Grande

Entre os dias 12 e 13 de junho, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) e o Núcleo Regional do IEL, recebem em Campina Grande, integrantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), EMBRAPA, ISA, ANA, MMA entre outras instituições, para a Oficina de Consolidação de Indicadores para as Seguranças Hídrica, Alimentar e Energética e Impactos de Mudanças Climáticas no Semiárido, parte do desenvolvimento da plataforma intitulada de Sistema Brasileiro de Monitoramento e Observação dos Impactos das Mudanças Climáticas (SISMOI).

Fomentado pelo Ministério Ciência e Tecnologia da Inovação (MCTIC), com coordenação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), a plataforma visa integrar os componentes climáticos para formular polícias públicas – ambientais, econômicas e sociais – a fim de disseminar informações atualizadas sobre os efeitos e impactos das mudanças climáticas neste primeiro momento no Semiárido Nordestino. Além disso, promover a maior conscientização ambiental da sociedade civil e garantir um menor risco de investimento do setor privado.

Em uma plataforma online, o visitante tem acesso a uma interface dinâmica contendo mapas e informações importantes sobre mudanças climáticas na sociedade e no meio ambiente, obtendo assim indicadores para o calculo, projeções para o futuro e possíveis cenários otimistas e pessimistas do espaço selecionado.

Segundo Lincoln Alves, pesquisador do INPE, a indústria será um dos setores que se beneficiará com as tomadas de decisão oferecidas pela plataforma: “O SISMOI vai dar ao lide a tomada de decisão e conhecer qual seria o impacto da mudança do clima para determinados setores; inicialmente com foco na água, energia e alimento. Por exemplo, baseado num cenário de seca, quais seriam os impactos que meu setor teria e quais os indicadores contribuíram mais para que os impactos fossem maior ou menor?”.

O SISMOI está em fase final de desenvolvimento e tem previsão de chegar ao público no segundo semestre deste ano. Participam desta iniciativa a Confederação Nacional da Indústria (CNI), EMBRAPA, INSA, ANA, MMA, entre outras instituições.

Texto/Colaboração: José Pedro Silva