Compartilhar

CNI

Foi dada a largada! SENAI reúne competidores que representarão Brasil na WorldSkills Shangai 2026

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 10 de fevereiro de 2026

O primeiro encontro técnico acontece em Brasília e conta com a presença de 73 competidores e 66 experts do SENAI e do Senac; jovens terão 233 dias de treinamento até o mundial na China


Em Brasília, a delegação brasileira deu início à preparação para a WorldSkills Shanghai 2026, a maior competição de educação profissional do mundo

Começou nesta segunda-feira (10), em Brasília, o primeiro encontro técnico da delegação brasileira que representará o país na WorldSkills Shanghai 2026, na China. O Brasil e o país anfitrião têm as maiores delegações, com representantes nas 64 ocupações da maior competição de educação profissional do mundo. Na sequência, aparecem Índia (63 ocupações), Japão (57) e Coreia do Sul (50). Ao todo, 70 países participam da edição, que será realizada de 22 a 27 de setembro. 

Até quinta-feira (12), os 73 competidores e os 66 experts do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) participam de dinâmicas em grupo, palestras com ex-competidores, definição do grito de guerra, entrega dos uniformes da edição e orientações sobre acesso e logística da competição.  

Desse primeiro encontro até a abertura oficial do evento, os competidores terão 223 dias de preparação, com treinamentos técnicos e atividades voltadas ao desenvolvimento comportamental, socioemocional e interpessoal.  

A ex-aluna do SENAI de Barueri (SP) Brenda Gomes mora na cidade vizinha Carapicuíba e vai competir em Design Gráfico. “A expectativa está bem alta porque temos os melhores professores e equipamentos, então quero ter um bom resultado”, destacou a jovem que está totalmente focada nos treinos e no curso de inglês. Depois da competição, Brenda quer concluir as outras etapas da carreira profissional e seguir na instituição, passando todo aprendizado para os futuros representantes.  

Ex-aluna do SENAI de Barueri (SP), Brenda Gomes representará o Brasil em Design Gráfico na WorldSkills

O competidor de Soldagem, Felipe de Souza Rocha, de Jaú (SP), teve o primeiro contato com a solda no curso do SENAI e foi o suficiente para saber que é ali onde ele quer continuar a carreira. “Estamos em um treinamento árduo e vou em busca do ouro. Quando eu voltar, quero continuar aqui como expert para ajudar outros jovens a realizarem os sonhos deles, como eu estou realizando o meu”, afirmou o representante brasileiro.  

Já o carioca Rafael Alves Scotti é ex-aluno do Senac do Rio de Janeiro e vai competir em uma ocupação inédita: Prótese Dentária. Quando a novidade foi anunciada, a instituição convidou o estudante de Odontologia pelo bom desempenho e senso de responsabilidade enquanto aluno do curso. O jovem, que já atuava no mercado de trabalho, optou por uma pausa no emprego para equilibrar os treinamentos da competição e a faculdade.  

Apesar das mudanças na rotina, Rafael está animado com essa possibilidade e tem ciência de como a WorldSkills será impactante no currículo. “Estou muito ansioso e honrado de representar o Brasil nessa modalidade que é nova também na competição. Essa participação vai abrir muitas portas, não só para mim, mas para todos os participantes. Unindo todo o aprendizado, dos cursos e dos treinamentos, posso pensar até em dar aulas no futuro”, disse o competidor do Rio de Janeiro.   

Ex-aluno do Senac RJ, Rafael Alves Scotti representará o Brasil na inédita ocupação de Prótese Dentária e aposta na WorldSkills como impulso decisivo para sua carreira

O que é a WorldSkills 

WorldSkills é a maior competição internacional de educação profissional do mundo. Realizada a cada dois anos, reúne jovens de até 22 anos (em algumas ocupações, até 25) para disputar provas práticas em dezenas de ocupações técnicas e tecnológicas, que vão da indústria e construção civil à tecnologia da informação, moda e serviços. Mais do que uma competição, o evento funciona como vitrine global da formação profissional, promovendo intercâmbio de conhecimento, inovação e padrões de excelência entre países. 

Sobre o SENAI  

Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 95 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,2 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil. 

Outras Notícias