Compartilhar

Gestores e Líderes do SENAI recebem capacitação em planejamento estratégico Hoshin Kanri

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 10 de setembro de 2019

Hoshin Kanri é um processo usado no planejamento estratégico

Cerca de 30 gestores e líderes de Unidades Operacionais do SENAI na Paraíba participaram no dia 03/09 e nesta terça-feira, 10/09 de uma capacitação do Sistema de Planejamento Estratégico Hoshin Kanri, no Instituto SENAI de Tecnologia - IST do Couro e Calçado, em Campina Grande. 

A atividade realizada pela equipe da Unidade de Educação Profissional e de Tecnologia e Inovação do SENAI PB é resultante de uma capacitação promovida pelo Departamento Nacional do SENAI, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. A finalidade é disseminar todo o aprendizado juntos aos participantes, para que sejam agentes multiplicadores desse modelo.

O Hoshin Kanri é um processo de 7 etapas usado no planejamento estratégico, no qual as metas estratégicas são comunicadas em toda a empresa e depois colocadas em ação. O sistema de planejamento estratégico originou-se no Japão do pós-guerra, mas desde então se espalhou para os EUA e ao redor do mundo.

“Hoshin Kanri é uma maneira pela qual uma organização pode gerenciar e executar sua estratégia. Ela teve origem no TQM (Gestão da Qualidade Total), mas foi, e ainda é utilizada pela Toyota, seguindo as práticas Lean”, explicou Marinalda Adjuto, diretora Regional do SENAI PB.

O Sistema Hoshin Kanri

O sistema Hoshin nada mais é do que uma metodologia para definir o norte verdadeiro (visão) e desdobrá-lo em objetivos menores, que possam ser mais facilmente entendidos e alcançados em um período de tempo mais curto. Para tanto, uma figura se torna essencial no desenvolvimento do Hoshin: o verdadeiro gestor Lean, cujo dever é alinhar todos os níveis organizacionais a fim de utilizar todos os recursos disponíveis em prol de objetivos comuns.

Os benefícios do Hoshin Kanri são: Foca toda a organização em poucos objetivos vitais do que muitos como usualmente acontece; Alinha toda a organização em direção a objetivos inovadores; Integra e encoraja a cooperação entre as áreas funcionais para se fazer as inovações; O processo de revisão resulta em resposta aos itens não executados e em ações corretivas; E Também faz parte do Hoshin Kanri o estabelecimento de uma sistemática de revisão periódica e contínua, proporcionando agilidade e correção de percurso caso necessário, de forma rápida e precisa.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101 5341. 

Outras Notícias