Compartilhar

CNI

Imersões promovidas pela CNI aproximam indústria brasileira da fronteira da inovação mundial

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 11 de novembro de 2019

Missão à Califórnia (EUA), será entre os dias 20 e 23 de novembro

O Programa de Imersões a Ecossistemas de Inovação é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) para abrir frentes de cooperação entre a indústria brasileira e empresas, institutos e centros de pesquisa e inovação de referência no mundo. A 21ª edição do Programa acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, em San Francisco e Los Angeles, na Califórnia, o principal hub de economia criativa e inovação dos Estados Unidos. 

Em San Francisco, o principal foco da missão é a visita técnica ao Exploratorium, um dos maiores museus interativos do mundo e a atração mais visitada da cidade. O Serviço Social da Indústria (SESI) assinou um contrato com o Exploratorium para implantação de Centros de Inovação no Brasil destinados à arte, ciência e tecnologia. Um deles será sediado em São Paulo, com a proposta de criar um ambiente dinâmico e de experimentação para visitantes, estudantes e professores. 

"O Exploratorium é uma grande inspiração e apoiará a equipe do SESI no design, na metodologia e na concepção de exibições. O maior objetivo do Centro que está sendo planejado será despertar o interesse pela ciência e pela tecnologia com novas abordagens e também ser um espaço em que se discuta os impactos da inovação para a sociedade. É uma iniciativa pioneira no país", afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. 

Ainda em San Francisco, a delegação faz visitas técnicas a três das maiores empresas de tecnologia do mundo: Amazon, Apple e Google. Em Los Angeles, a agenda é dedicada principalmente à economia criativa – que envolve produção audiovisual, entretenimento e design, cuja importância é crescente para o PIB brasileiro, com alto potencial de geração de empregos e crescimento de renda. 

IMERSÕES – Desde 2016, a CNI já organizou 20 imersões nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia e Oriente Médio. O acesso a empresas e laboratórios estratégicos são viabilizadas por meio da cooperação entre a CNI e instituições empresariais estrangeiras. Ao todo, 530 pessoas de 229 organizações públicas e privadas já participaram das missões, incluindo empresários, representantes de universidades privadas e públicas, autoridades de governos estaduais e também do Governo Federal.

A missão de novembro à Califórnia (EUA) contará com a participação do governador de São Paulo, João Dória, e de secretários do governo paulista. 

"Queremos aproximar o Brasil dos maiores centros de inovação do mundo. As imersões cumprem o papel de atualizar os participantes e de abrir possibilidades de parcerias com instituições de ponta", explica o presidente da CNI, Robson Andrade. Nas 20 edições já realizadas, o Programa passou por mais de 166 centros de inovação no Brasil e no exterior. 

MEI – A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) é coordenada pela CNI e reúne cerca de 300 CEOs e líderes das principais empresas que atuam no país. É o maior fórum de interlocução entre o governo federal e a iniciativa privada. As empresas da MEI investem 46% a mais em pesquisa e desenvolvimento, implementam mais inovações no processo produtivo e lançam maios inovações no mercado do que a média brasileira.

Os líderes da MEI se reúnem a cada três meses, em encontros com a presença de representantes do poder público e da academia, nos quais são discutidos e definidos caminhos para potencializar a inovação no setor empresarial brasileiro, e também avaliadas as ações já em curso de estímulo à agenda no país. 

Entre as iniciativas da MEI, destacam-se a elaboração de diagnósticos e estudos, a colaboração com políticas do governo, o apoio para inovações nas empresas e as imersões para ecossistemas de inovação no Brasil e no exterior, em grupos que reúnem integrantes de empresas, de governos, de agências de fomento e de universidades.

Outras Notícias