Compartilhar

CNI

Indústria estimula a tecnologia na educação e leva medalhas nas Paralimpíadas de Paris

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 14 de setembro de 2024

Avanços ocorreram no RS, onde a indústria cresceu pelo segundo mês consecutivo, e até em Boston, onde a FIESC promove uma imersão de executivos no MIT


A semana da indústria foi recheada de emoções, com muitas medalhas contabilizadas de atletas do SESI Brasil afora nas Paralimpíadas de Paris! Além disso, no âmbito da diversidade, o anúncio de um evento para promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho foi um dos destaques nesta semana. Outros pontos importantes foram os projetos inovadores desenvolvidos por e para estudantes em todo o Brasil, que unem de maneira criativa tecnologia e educação e evidenciam o papel fundamental da indústria na formação e no desenvolvimento dos jovens talentos.

Quer saber mais? Confira todos os detalhes no Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria que traz, toda sexta-feira, o que foi destaque nos estados.

Atletas do SESI-SP conquistam 8 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terminaram e os atletas do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) deixaram sua marca. Com uma delegação recorde de 28 atletas competindo em 5 modalidades, a indústria paulista mostrou ao mundo o impacto do investimento no paradesporto, conquistando 8 medalhas em 6 provas e inspirando milhares de pessoas.

Pelo terceiro ano consecutivo, o SESI-SP se destacou e contou com o maior número de atletas convocados para compor a seleção do Brasil. Em Paris, das cinco modalidades em que a entidade mandou representantes, foram os atletas do tênis de mesa, atletismo e goalball masculino que se destacaram e voltaram para casa com 7 medalhas de bronze e uma de prata.

O Brasil terminou em 5º lugar no quadro de medalhas com um total de 89 pódios. Esta foi a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2016, no Rio de Janeiro, mas não foi alcançada. No planejamento estratégico feito em 2017, e revisado em 2021, a meta ficava entre 70 e 90 medalhas e o top-8 em ouros, o que foi conquistado e até ultrapassado em Paris.

Inscrições abertas para cursos da Academia de Líderes do IEL

Academia de Líderes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lançou 11 cursos livres com turmas abertas que iniciam nos meses de outubro e novembro de 2024. As aulas têm investimento entre R$ 212 e R$ 1.077 por participante e acontecem presencialmente em todas as regiões do Paraná, além de opções de cursos on-line.

Os cursos são elaborados para desenvolver habilidades de liderança e orientar equipes com uma visão estratégica e inovadora. Ao participar, os profissionais adquirem novas competências e fortalecem habilidades essenciais para enfrentar os desafios do ambiente de negócios. As formações, ministradas por um time de especialistas, são estruturadas para que os participantes possam implementar imediatamente o que aprenderam, seja no desenvolvimento de projetos ágeis, na gestão estratégica de pessoas ou na adoção de práticas de ESG.

Para mais informações e inscirções, basta acessar o site do IEL.

Escolas SESI em SC promovem evento para mostrar projetos inovadores de estudantes

Os visitantes poderão ver peças, como personagens de cinema, fabricadas com impressoras 3D. Foto: Divulgação

As Escolas SESI em Santa Catarina promovem neste sábado (14/8) um evento especial para mostrar à comunidade projetos desenvolvidos por seus estudantes dentro da abordagem de ensino STEAM, que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

A Mostra STEAM será realizada nas escolas de Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira. De modo geral, os visitantes poderão conhecer trabalhos especiais, como robôs, maquetes, jogos, reprodução de personagens do cinema, estruturas 3D e outras invenções, feitas por estudantes de diferentes etapas do ensino.

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer como funciona a abordagem, projetos práticos desenvolvidos a partir dela e as escolas. Não é necessário ser estudante ou pai de estudante para participar, nem se inscrever previamente.

A programação e o horário de funcionamento variam de acordo com cada cidade. Endereços e telefones de contato podem ser conferidos no site das Escolas SESI em Santa Catarina.

II Encontro de Meio Ambiente da Bahia vai debater desafios da transição energética

O objetivo do evento é discutir questões relacionadas ao inevitável processo de transição energética e como ele ocorrerá no estado

O II Encontro de Meio Ambiente da Bahia (EMAB) reunirá autoridades e empresários no dia 17 de setembro, em Salvador. O evento é aberto ao público e gratuito. Os organizadores esperam promover um debate técnico de alto nível que contribua para a gestão da questão energética e o aprimoramento de políticas públicas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A ideia é que a discussão fortaleça a integração entre players de fontes renováveis e não renováveis, como petróleo e gás natural, buscando a eficiência energética e a complementaridade entre as diferentes formas de geração.

As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla, onde também está disponível a programação. Para mais informações, basta acessar o site do EMAB.

Com robô, realidade virtual e internet das coisas, SENAI Lab estreia contêiner automatizado para alunos

Tecnologia de ponta é fator determinante na educação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Estruturas que permitem formar profissionais conectados com o futuro do mercado de trabalho são estratégicas no ensino e estão ainda mais acessíveis aos alunos através do SENAI Lab, espaço totalmente automatizado e equipado para estimular o desenvolvimento de projetos, instalado em Campo Grande. 

As turmas dos cursos técnicos estão estreando o espaço maker aberto há menos de um mês, que oportuniza aos alunos experimentar e estimula a pensar de forma diferente. Idealizado pelo Departamento Nacional, o local tem ferramentas e tecnologias que facilitam a busca de soluções de problemas como impressora 3D, óculos de realidade virtual, equipamentos que buscam estimular o raciocínio lógico e até uma robô humanoide social com inteligência artificial chamada Senia, projetado para otimizar a interação humana em uma variedade de cenários e segmentos.

Indústria do RS cresce pelo segundo mês consecutivo

As enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul após os temporais que atingiram o estado resultaram na morte de 182 pessoas, conforme informações da Defesa Civil. Foto: Shutterstock

O Índice de Desempenho Industrial Gaúcho (IDI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), cresceu 4%, em julho, na comparação com junho. O resultado é decorrente, em parte, ao efeito calendário, uma vez que o mês de julho teve três dias úteis a mais. Foi o segundo aumento consecutivo do índice de atividade da indústria gaúcha, que acumula, nesse período, alta de 14,4%, compensando e superando as fortes perdas de maio, de -11,6%, provocadas pelas enchentes.

O IDI-RS combina seis indicadores que medem a atividade do setor industrial. A pesquisa de julho mostra que a maioria deles veio no lado positivo na comparação com junho. O maior destaque foi o faturamento real, que cresceu 9,2%, depois de ter aumentado 14,4%, em junho. Desta forma, superou a perda de maio, que havia sido de -19,1%. Também pesaram positivamente no resultado as horas trabalhadas na produção (+1,2%), a massa salarial real (+1,7%) e a utilização da capacidade instalada (+2,7 pontos percentuais), que atingiu 83,9%. É o mais alto nível desde julho de 2021. Já o emprego, que não cresce desde abril de 2023, recuou 0,4% e as compras industriais, que caíram 2%, devolveram pequena parte da alta expressiva de junho, quando chegou a 37,5%.

O comportamento da indústria gaúcha também foi positivo na comparação anual. Em relação a julho de 2023, o avanço de 6,7% do IDI-RS foi o segundo do ano e o mais intenso desde agosto de 2022 nessa base de comparação. O calendário, mais uma vez, colaborou: julho deste ano teve 23 dias úteis, ante 21 em julho de 2023.

Missão promovida pela FIESC em Boston tem Inteligência Artificial e KPIs como destaques

Comitiva de 27 empresários, executivos e diretores da FIESC participa de palestras e visitas técnicas organizadas pelo Programa de Ligação com a Indústria do MIT, além de interações com o ecossistema de inovação local

Os temas Inteligência Artificial (IA) e indicadores de desempenho estão sendo os pontos altos da imersão de executivos organizada pelo Programa de Ligação com a Indústria (ILP, na sigla em inglês) do MIT em Boston, nos Estados Unidos, e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na avaliação dos empresários, as palestras e visitas que abordam assuntos relacionados à IA têm sido muito produtivas e têm estimulado muitas ideias para a adoção da tecnologia nos seus próprios negócios.

A comitiva fez uma visita ao MIT IBM AI Watson Lab, onde conheceram diversas perspectivas de uso da IA, principalmente a generativa, e como a IBM está se posicionando no mercado para agregar mais valor para a indústria.

O grupo também assistiu a uma palestra com o professor Nick van der Meulen, sobre como as empresas podem usar inteligência artificial generativa para identificar quais são as lacunas em relação às competências de seus colaboradores nessa era de transformação digital e inteligência artificial.

Maringá recebe evento para impulsionar diversidade e inclusão nas indústrias

Empresas que investem em diversidade frequentemente observam melhorias na satisfação dos colaboradores, o que pode resultar em maior produtividade e menor rotatividade de funcionários

O Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR e do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL) de Curitiba, promove uma série de eventos em setembro para discutir e incentivar a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho. Esses encontros, intitulados "Diálogo com a Indústria: PcD", serão realizados em várias regiões do estado, começando com a primeira parada em Maringá no dia 12 de setembro.

A diversidade nas equipes de trabalho traz benefícios notáveis para as empresas, como o aumento da inovação e da competitividade.


“Ao incluir PcDs e outros grupos diversos, as indústrias ganham acesso a uma gama mais ampla de perspectivas, habilidades e experiências. Isso cria um ambiente plural e propício ao desenvolvimento de soluções criativas e mais adaptáveis às demandas de um mercado globalizado”, afirma Fernando Mizote, coordenador do Conselho de Responsabilidade Social da FIEP.


Os eventos são uma oportunidade única para as indústrias do Paraná se engajarem em práticas que não apenas promovem a inclusão social, mas também fortalecem sua competitividade e responsabilidade corporativa, alinhando-se com as melhores práticas de ESG no cenário global. Para participar, basta preencher o fomrulário.

Como participar do Brasil Indústria? 

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected].

Outras Notícias