CNI

Indústria supre mais da metade de demanda por produtos usados no combate ao coronavírus

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 28 de agosto de 2020

Estudo considerou o fluxo de 284 bens utilizados no combate à Covid

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que as empresas nacionais foram capazes de suprir a demanda interna por mais da metade dos produtos usados no combate ao novo coronavírus. O estudo considerou o fluxo de 284 bens utilizados no enfrentamento à pandemia que tiveram imposto de importação reduzido a zero. A conclusão é que, para um total de 55% desses produtos, houve queda ou manutenção nos valores importados no primeiro semestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019.

“A medida do governo foi importante para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. A boa notícia é que os números indicam que a indústria nacional foi capaz de suprir a demanda interna pela maioria dos produtos assim como foi fundamental para evitar que os efeitos da pandemia fossem ainda piores. A indústria mostrou que deve estar no centro de uma estratégia de recuperação da economia”, afirma o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi.

Entre os itens que registraram maiores quedas no valor importado estão medicamentos, sabões medicinais e automóveis para usos especiais. Na outra ponta da lista, dos bens que registraram alta na importação, destacam-se respiradores automáticos; medicamentos usados na sedação de pacientes; termômetros clínicos; e máscaras e artefatos confeccionados com falso tecido. Mesmo no caso desses produtos, há indicativos de que a indústria nacional elevou sua produção.

No total, considerando todos os bens, houve alta de 14% no valor importado. No geral, o valor acumulado no primeiro semestre deste ano de importação dos produtos da lista de isentos de imposto foi de US$ 8,7 bilhões, US$ 1 bilhão a mais que o registrado no mesmo período de 2019.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.