Compartilhar

CNI

Inscrições abertas para o Amazônia + 21

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 10 de março de 2020

Fórum será de 5 a 8 de maio, em Porto Velho RO

Já estão abertas as inscrições para o Fórum Mundial de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – Amazônia + 21. O evento será em Porto Velho (RO), de 5 a 8 de maio de 2020. 

Este será o maior fórum de desenvolvimento sustentável da Amazônia já realizado no Brasil e no mundo. O Amazônia +21 terá a participação de 60 palestrantes nacionais e internacionais e uma extensa programação para promover o diálogo entre governos, empreendedores, setor produtivo, cientistas, pesquisadores, investidores e sociedade. 

As inscrições para o fórum são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 4 de maio no site do Amazônia+21.

Amazônia +21

O principal objetivo do fórum é buscar, através da troca de experiências, o fortalecimento da identidade cultural e do desenvolvimento socioeconômico da Amazônia, evidenciando as oportunidades de negócios que já existem e buscando a geração de novos empreendimentos sustentáveis para a região.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (RO) e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, o Amazonia+21 pretende transformar as potencialidades da floresta em algo positivo para as comunidades e para o Brasil. 

“Queremos ouvir as alternativas que a ciência e a academia nos trazem. A proposta deste fórum é iniciar diálogos permanentes para a busca de soluções e alternativas de desenvolvimento sustentável", ressalta Thomé.

O fórum vai tratar de assuntos que serão divididos em quatro eixos temáticos: Negócios Sustentáveis; Ciência Tecnologia & Inovação; Cultura e Funding. 

O evento terá transmissão online.

Amazônia

O desenvolvimento sustentável da região amazônica é tema importante de debate mundial e o fórum será um espaço de diálogos sobre as questões que envolvem o tema.

Com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, a Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo e localiza-se na região norte da América do Sul. A Amazônia Internacional, formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa, representa 40% de todo o território desse conjunto de países. No Brasil, equivale a 61% do território e está presente em nove estados. 

A Amazônia tem um dos maiores biomas e ecossistemas tropicais da Terra e uma imensa diversidade de fauna e flora. A região mantém de 10 a 20% das espécies vegetais do planeta e 80% da fauna brasileira. A Bacia Amazônica representa a maior reserva de água doce do mundo. 

A riqueza cultural dos povos da Amazônia é formada por tribos indígenas, comunidades ribeirinhas e cidades, que integram a diversidade socioambiental, com ênfase na linguagem, cultura e costumes, dança, literatura e na preservação do ambiente. 

O diálogo não se encerra ao término no fórum, em 2020. Além de dar início a uma série de propostas e empreendimentos, o Amazônia+21 quer criar, articular e mobilizar comunidades capazes de transformar positivamente o ambiente amazônico, promovendo a geração de novos negócios e o desenvolvimento sustentável da região em eventos anuais, que serão realizados até 2040. 

Apresentação de trabalhos científicos

Também estão abertas, até o dia 25 de março, as inscrições de trabalhos científicos para serem apresentados no Amazônia+21 - Fórum Mundial para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. 

Serão aceitas inscrições de trabalhos relacionados aos quatro eixos temáticos do forum: Ciência, tecnologia e inovação (fomento e estímulo à inovação, ciência, tecnologia e pesquisa aplicada para o desenvolvimento local); Cultura (valorização, preservação, geração de riquezas e fortalecimento da cultura dos Povos da Amazônia e sua relação com o meio ambiente); Funding (mapeamento e ampliação dos fundos para projetos e empreendimentos sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico da região); e Negócios sustentáveis: desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis na região amazônica, valorizando as comunidades e produtos locais e respeitando o bioma amazônico.

Uma comissão avaliadora selecionará quatro trabalhos, um de cada eixo temático, que serão apresentados durante o fórum. Os selecionados receberão (um único apresentador de cada paper) passagens de avião de ida e volta para o local do evento e hospedagem.

O edital completo e as inscrições estão disponíveis no site Amazônia+21

Outras Notícias