Compartilhar

Instrutora do SENAI propõe criação de Cordel para facilitar o aprendizado de matemática aplicada

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 29 de maio de 2020

Cordel conta história da matemática e aborda temas sobre a disciplina

Para tornar o estudo da matemática mais agradável, a instrutora do curso Técnico em Administração do EBEP SENAI, na cidade de Patos, propôs aos alunos, a criação de um cordel, aliando a didática do conhecimento matemático com a simbologia cultural, da literatura de cordel. A publicação foi elaborada, na aula de Matemática Aplicada, sob a orientação da instrutora, Terezinha Pereira Nogueira. 

“A ideia surgiu quando falamos para os alunos que iriamos iniciar a disciplina de Matemática Aplicada, e percebemos que eles não tinham muita afinidade com a matéria, então, pensando em reverter essa situação, procuramos algo que pudesse mostrar a matemática de uma forma diferente, como eles não estão acostumados, e a partir daí surgiu a ideia do cordel”, explicou a instrutora. 

O projeto busca mostrar uma experiência de leitura, produção e circulação de um gênero artístico de grande simplicidade e características peculiares que representa a cultura nordestina, utilizando textos simples de caráter criativo e lúdico, que contribuem para desmistificar as falas negativas sobre a disciplina da matemática. 

O “cordel na matemática” foi o tema sugerido pela professora, e os alunos usaram a criatividade para fazer o folheto, abordando temas como a origem da disciplina, e as operações aritméticas.

“Achei o projeto bastante desafiador, porque além de ser um tema muito complexo, geralmente o cordel é mais relacionado a romances, as relações humanas. Então fazer um cordel com a temática matemática, é desafiador, tanto para compor as estrofes, como para criar uma rima entre elas, como também para fazer a arte, a xilogravura para animar o cordel, foi bem difícil, principalmente porque buscamos construir um cordel mais didático com informações sobre a história da matemática, e na internet, praticamente não encontramos elementos que nos ajudassem nesse processo”, comentou a estudante, Yasmin Lima de Freitas, uma das participantes do projeto.

Após a conclusão, os alunos montaram uma animação em vídeo, associando a xilogravura, com a rima do cordel, uma atividade interativa, que foi apresentada, esta semana virtualmente para os alunos e professores do curso.

De acordo com a instrutora, Terezinha Nogueira, diante dos resultados que a iniciativa trouxe, facilitando e até tornando mais estimulante as aulas de Matemática Aplicada, o projeto será desenvolvido com outra turma do curso Técnico em Administração.

Outras Notícias