Compartilhar

IST Couro e Calçados capacita Grupo de Artesãos e Pequenos Fabricantes de Calçados no Sertão Pernambuco

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 19 de fevereiro de 2020

Capacitação atendeu moradores de 3 cidades de PE

Cerca de 30 artesãos e pequenos fabricantes de calçados das cidades de Petrolândia, Floresta e Tacarutu no sertão de Pernambuco estão sendo capacitados pelo Instituto SENAI de Tecnologia Couro e Calçados, na área de modelagem de sandálias Xô Boi, produto artesanal produzido na região.

A capacitação que começou no último dia 17/02 e será concluída no dia 21, próxima sexta-feira, é realizada pela equipe técnica do setor de Desenvolvimento de Produtos do Instituto que fica localizado em Campina Grande.

“O objetivo do curso é despertar o senso criativo e introduzir figuras do artesanato sertanejo no produto. Na capacitação trabalhamos com a confecção de um modelo de sandália rasteira em couro, semelhante a que era usada por Lampião e seu bando. No entanto utilizamos novos materiais como o couro de tilápia, comercializado numa Cooperativa Café com Arte e aplicamos traço de modernidade, agregando mais valor ao produto”, informou o design do IST Couro e Calçados, Valdenio Rocha.

A capacitação foi realizada em parceria com o SEBRAE de Serra Talhada, Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego, e Prefeitura Municipal de Petrolândia através do Projeto Valorizando a Pele que tem como objetivo profissionalizar a produção e processamento de confecção e comercialização de produtos derivados do couro oriundo da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, visando a melhoria de renda dos trabalhadores  do segmento dos municípios de Floresta, Petrolândia e Tacarutu.

“ Participar dessa capacitação tem sido muito gratificante, porque tenho aprendido muito com os cursos oferecidos pelo SENAI, Já fiz vários cursos na instituição, que tem uma equipe de profissionais qualificados que nos passam conhecimentos técnicos fundamentais para o exercício profissional”, comentou Maria de Fátima de Belém, presidente da Cooperativa Café com Arte.

Informações sobre os cursos oferecidos pelo IST Couro e Calçados podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-5500.

Outras Notícias