Compartilhar

CNI

Mapa do Trabalho 2022-2025: confira a demanda de profissionais por estado

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 24 de maio de 2022

O Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2025, com investimento em formação continuada e inicial


Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos

País de dimensão continental, o Brasil tem regiões com diferentes vocações econômicas. Entender as características de cada uma e mapear a demanda por mão de obra qualificada é indispensável para alavancar o setor produtivo e garantir o crescimento econômico e social. 

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Desses, 2 milhões são em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 7,6 milhões em formação continuada, para trabalhadores que precisam se atualizar.

As áreas e ocupações que mais necessitam de profissionais qualificados variam de estado para estado e estão diretamente ligadas à vocação econômica da região. Tenda em vista essas particularidades, o Observatório Nacional da Indústria, responsável pelo estudo, separou os dados por estado.

Para se ter uma ideia, no Amapá, em Alagoas e no Pará, a área com maior necessidade de formação é Construção; enquanto no Rio Grande do Norte é Têxtil e Vestuário; e no Distrito Federal, é Tecnologia da Informação. Outro estado que se destaca em TI é São Paulo, que responde por quase metade da demanda nacional por formação na área. Já na Bahia e no Ceará, Couro e Calçados aparece entre as cinco áreas com alta demanda.  

Nos dados por estado, é possível conferir não só as áreas com maior demanda como também as ocupações por nível de formação: qualificação -200 horas, qualificação +200 horas, técnico e superior. Uma curiosidade: a quinta ocupação no nível de qualificação -200 horas do estado de São Paulo é para Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas. Para muitos, um hobby que pode virar profissão. 

Confira a demanda por profissionais por estado, Clique Aqui.

Sim, nós somos multimídia!

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Outras Notícias