Compartilhar

Mostra de Iniciação Científica da Escola SESI da Paraíba foi aprovada como afiliada da maior Feira de Ciências da América Latina

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 10 de setembro de 2020

Projetos das Escolas do SESI PB serão apresentados na Mostratec

Com a proposta de incentivar a iniciação científica no Ensino Médio, por meio do estímulo de ações voltadas para pesquisa, ensino e extensão, a partir da elaboração de projetos nas áreas de ciências, tecnologia, matemática e engenharia, as Escolas da Rede SESI na Paraíba criaram a Mostra de Iniciação Científica - MIC.

Em cada edição, os projetos apresentados na MIC são avaliados por uma comissão formada por especialistas com experiência em iniciação científica e pesquisa. Os visitantes também votam no projeto que mais se identificou, através de uma urna eletrônica que simula uma eleição. Os projetos mais votados são premiados.

No último mês de agosto, a Mostra teve aprovação para se tornar afiliada da Mostratec Virtual, a maior Feira de Ciências e Tecnologia da América Latina, que será realizada pela Fundação Liberato, entre os dias 09 e 11 de dezembro deste ano.

Com isso, os projetos desenvolvidos pelos alunos do SESI no Laboratório de Iniciação Científica-LIC, serão apresentados na Mostra, ganhando uma maior visibilidade perante a comunidade científica do Brasil e do Mundo

“A Escola SESI Paraíba tem sido referência na implantação de projetos voltados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e Robótica. Estamos muito felizes com a aprovação da Mostra de Iniciação Científica na MOSTRATEC, isso é resultado de um trabalho educacional com ênfase na formação integral do sujeito, porque participando de uma feira deste nível o discente está preparado para ingressar na universidade, como também no mercado de trabalho. Esse resultado comprova que cada vez mais estamos elevando a qualidade da educação em nosso estado”, afirmou Katharine Hluchan, gerente de Executiva de Educação do SESI na Paraíba.

Durante a Mostratec será realizada a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

A feira é realizada desde 1994 e passou a ser de caráter internacional. A cada edição conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países. Durante a programação são realizados ainda eventos integrados como: Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.

Outras Notícias