Compartilhar

“No SENAI adquiri conhecimento e descobri potencial empreendedor”, afirma mecânico de motocicletas

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de julho de 2020

Curso tem duração de 160 horas e prepara profissional para empreender

A vida profissional de Vinicius de Souza começou no SENAI, em Campina Grande. Foi no mês de fevereiro, de 2019 que o jovem, da cidade de Queimadas, ingressou na instituição. No curso de Mecânico de Motocicletas oferecido pelo Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, ele adquiriu conhecimentos que leva consigo até hoje.

“Passei três meses estudando no SENAI, foi um período de muito aprendizado, onde além do conhecimento técnico que adquiri, ampliei minha visão empreendedora, e com isso resolvi abrir a minha própria oficina, que há um ano e cinco meses está em pleno funcionamento”, comentou Vinicius.

O mecânico afirma que o SENAI deu toda base para ele seguir na construção de uma carreira profissional sólida. “Hoje só tenho a agradecer a todos que fazem o SENAI pela oportunidade que tive de me capacitar, e de me tornar um profissional empreendedor. Pois com todo o conhecimento que adquiri, iniciei meu negócio, e hoje sou uma pessoa realizada”, disse.

Andreilton Gomes de Albuquerque também ingressou no curso de Mecãnico de Motocicletas do SENAI, no começo de 2019. E a escolha da instituição para se profissionalizar não foi aleatória.

“Escolhi o SENAI, por ser uma instituição renomada, com a melhor equipe de instrutores na área de mecânica de motocicletas, além de possuir uma excelente metodologia de ensino, e proporcionar um aprendizado de alto nível”, enfatizou Andreilton.

Logo após concluir o curso, Andreilton começou a trabalhar na área, e está abrindo a própria oficina dele. 

“Enquanto estou no processo de formalização da minha empresa, realizo serviços de manutenção, que me garantem uma renda. Então diante da formação que recebi no SENAI, só tenho a agradecer e reconhecer que a instituição prepara os profissionais tanto para exercer a atividade com segurança, como também para abrir um negócio com segurança”, explicou.

O Curso de Mecânico de Motocicletas oferecido pelo SENAI tem carga horária de 160 horas, e está organizado por módulos, ou unidades curriculares. Inicialmente, o aluno estudará a Organização do ambiente de trabalho, ou Preparação para o mercado do trabalho, em seguida os 5 S, e ainda como atender o cliente, e como montar e administrar uma oficina. Nos módulos seguintes, os alunos estudarão sobre os Sistemas de freio, de suspensão, direção, cabeçote, lubrificação, válvulas, pistão e biela, caixa de marcha e sistemas elétricos.

“O aluno sai preparado para exercer a profissão, uma vez que estuda a motocicleta por completo. E se quiser ir além, poderá fazer o curso de injeção eletrônica, oferecido pelo SENAI, onde estudará a programação, os sensores, atuadores, bomba, bico, e como utilizar o scanner para o sistema de injeção eletrônica. Ele vai aprender ainda os códigos de falha, ou seja, os nossos alunos saem preparados para exercer a profissão, mas também para montar a própria oficina, de forma que possam exercer a profissão plenamente”, ressaltou José Arlan Gonçalves, instrutor do curso.

Outras informações sobre o curso de Mecânico de Motocicletas do SENAI podem ser obtidas através do telefone: (83) 99812- 0411.

Outras Notícias