CNI

Oi, meninas: Positivo lança edital para incentivar a participação feminina na robótica

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 24 de novembro de 2021

A empresa brasileira de tecnologia vai selecionar instituições com equipes de robótica compostas apenas por meninas. Além disso, eles serão presenteados com kits de LEGO, cursos de formação e muito mais

Programa da Positivo Tecnologia investe na participação de meninas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

A empresa Positivo Tecnologia lançou edital para a 2ª edição do Projeto EstroGênias: Meninas na Ciência. Essa é uma ação independente e organizada pela Positivo e vai selecionar 25 equipes compostas apenas por meninas, de instituições públicas de ensino, com conjuntos LEGO® Education, placas micro:bit e cursos de formação de professores.

O projeto também vai acompanhar essas equipes que participarem da competição FIRST® LEGO® League Challenge e do desafio internacional do your :bit, da organização britânica micro:bit. As inscrições vão até 3 de dezembro.

Acesse o edital para se inscrever e conhecer os detalhes dos produtos e serviços ofertados (anexado na página).

Como participar?

As instituições devem ser dedicadas ao ensino de estudantes de escolas públicas, que tenham de 9 até 16 anos, idade correspondente à modalidade FIRST® LEGO® League Challenge. Obedecendo esses detalhes, basta preencher e enviar o formulário encontrado no site para que a instituição faça parte da seleção.

Os resultados serão publicados em 7 de dezembro. Se selecionada, a instituição deverá comprovar, com documentos, as informações submetidas na inscrição entre os dias 8 e 15 de dezembro.

Projeto EstroGênias

Criada pela área de Tecnologia Educacional da Positivo, para homenagear o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, o projeto tem o propósito de incentivar a participação das meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) para extinguir a desigualdade entre meninos e meninas nos campos científicos.

Em 2021, durante as etapas regionais da FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), realizado e operado oficialmente pelo Serviço Social da Indústria (SESI) no Brasil, as meninas foram a maioria dos jovens inscritos nos estados de Goiás, Paraná, São Paulo e Amazonas. Antes disso, no Desafio Relâmpago – Volta às Aulas, promovido pelo SESI em 2020, as meninas também lideraram na quantidade de inscritos. Nessa ocasião, dos 663 jovens inscritos, 72% eram meninas.

As meninas robotiquers estão nas redes

Acompanhe as novidades da robótica aqui, na Agência de Notícias da Indústria, e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.