CNI

Por que o aumento de tributação proposto pelo governo prejudica a competitividade? (Ep. #133)

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 06 de setembro de 2024

Episódio do Economia em 60 explica o impacto do PL 3394/2024 para o setor produtivo

Ouviu falar do PL 3394/24 e quer entender melhor porque ele é prejudicial pra competitividade do Brasil? O episódio de hoje do Economia em 60 segundos te explica.

O projeto de lei apresentado pelo governo aumenta a alíquota de dois tributos pagos pelas empresas: a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, mais conhecida como CSLL, e o Imposto sobre a Renda Retido na Fonte que incide no chamado JCP, os juros sobre capital próprio.

O impacto será de R$ 21 bilhões, segundo as contas do próprio governo.

No caso da CSLL, o aumento varia de acordo com o tipo de empresa. Em geral, a alíquota vai subir de 9% para 10%. A alíquota do imposto de renda sobre o JCP vai subir de 15% para 20%, o que reduz a atratividade dessa ferramenta importante para o investimento das empresas.

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.