Paraíba

Presidente da FIEPB participa da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de outubro de 2024

Evento acontece nos dias 21 e 22 de outubro, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, e reúne mais de 15 mil participantes

Nesta segunda-feira (21), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, participou da cerimônia de abertura da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol.

Acompanhado pelo presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba (SINDALCOOL-PB), Edmundo Barbosa, pelo diretor-presidente do Grupo Japungu, José Bolivar de Melo Neto, pelo diretor da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan-PB) e presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool, Pedro Neto, e por lideranças políticas do estado, o presidente da Federação das Indústrias ressaltou a importância de a Paraíba estar representada no evento.

“Durante a 24ª Conferência Internacional Datagro, estão sendo debatidos os temas mais urgentes dos setores de açúcar, biocombustíveis e bioenergia, explorando aspectos de sustentabilidade, mercado, políticas públicas, novas tecnologias, exportação, entre outros. A Paraíba tem se destacado tanto na produção de açúcar quanto de etanol. Na safra 2023/2024, ficamos em 2º lugar na região Nordeste na produção de etanol, o que demonstra a necessidade de participarmos da construção de agendas positivas para o setor”, afirmou o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.

O Datagro reúne autoridades do poder executivo e legislativo, cientistas, empresários, executivos de usinas, presidentes e CEOs de empresas de energia, transporte e insumos agrícolas. A programação conta com mais de 5 mil palestrantes e mais de 1.600 horas de conteúdo.

Exportações e produção de açúcar e etanol

Nos seis primeiros meses de 2024, a Paraíba exportou mais de 52 mil toneladas de açúcar para 11 países. Os principais destinos foram a República do Congo e os Estados Unidos, refletindo a forte demanda internacional pelo açúcar produzido na região.

As usinas de açúcar e etanol da Paraíba concluíram a safra 2023/2024 na segunda quinzena de junho. Durante esse período, foram moídas 7.341.806 toneladas de cana-de-açúcar, resultando na produção de 230.059 toneladas de açúcar e 381 milhões de litros de etanol.