Compartilhar

CNI

Produtividade na indústria brasileira cresce 0,9%, mostra estudo da CNI

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 13 de março de 2019

Foi o quarto ano consecutivo de crescimento do indicador

A produtividade do trabalho na indústria de transformação aumentou 0,9% em 2018 na comparação com 2017. Foi o quarto ano consecutivo de crescimento do indicador. O resultado, no entanto, é menor do que a expansão de 4,5% registrada no ano anterior, informa o estudo divulgado nesta quarta-feira (13) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“A produtividade é um dos principais determinantes da competitividade da indústria e é essencial para o crescimento do país”, afirma o gerente-executivo de Pesquisas da CNI, Renato da Fonseca.

O fraco desempenho da produtividade é resultado do aumento da incerteza e da frustração com o crescimento da demanda ao longo do ano passado. Mesmo assim, as perspectivas para 2019 são positivas e, na avaliação da CNI, o ritmo de crescimento da produtividade será maior do que o de 2018. Isso porque a economia e a indústria devem crescer com maior vigor.

“A confiança do empresário voltou a crescer e seus reflexos sobre o investimento deverá se fazer cada vez mais presente. O investimento estimulará o crescimento da produtividade”, afirma o estudo. 

A produtividade é resultado da divisão do número de unidades produzidas pelo número de horas trabalhadas na produção. O aumento de 0,9% em 2018 reflete a expansão de 1,1% na produção e de 0,2% nas horas trabalhadas. O estudo lembra que as previsões otimistas de crescimento da economia no início de 2018 foram frustradas pela greve dos caminhoneiros, que afetou a produção, e pelas incertezas do processo eleitoral, que tiveram forte impacto sobre o consumo e os investimentos.

“A frustração das expectativas provocou um processo de ‘para e anda’ na produção e nas horas trabalhadas, o que resultou em comportamento volátil da produtividade ao longo de 2018”, avalia a CNI. 

SAIBA MAIS: Acesse a página de Estatísticas do Portal da Indústria e conheça o estudo trimestral Produtividade na Indústria.

Outras Notícias