Projetos da PB são selecionados para etapa nacional do Desafio SENAI de Projetos Integradores

Por - Publicado 17 de dezembro de 2018

Alunos do SENAI de Campina Grande, irão participar da etapa nacional do

Alunos do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco – CTCC, e do Centro de Formação Profissional Prof. Stenio Lopes do SENAI em Campina Grande, irão participar da etapa nacional do Desafio SENAI de Projetos Integradores – DSPI, após desenvolverem projetos inovadores e que apresentam soluções para a indústria.

O Desafio é dividido em duas etapas: regional e nacional. Na fase regional, os alunos apresentam soluções inovadoras para problemas reais da indústria onde elaboram projeto, protótipo, Canvas Busines Model e realizam apresentação no formato pitch. Após uma avaliação de uma banca formada por instrutores os melhores projetos de cada desafio são indicados para a etapa nacional, e o resultado final será divulgado no mês de fevereiro de 2019.

Entre os projetos do SENAI PB selecionados estão, “Um Compactador de Resíduo Industrial Pneumático”, “Um Sistema que controla informações de Produção e Qualidade 4.0 nas indústrias”, “Um projeto de um sistema automatizado para localizar em tempo real os funcionários dentro da indústria”, e o “Sistema U, que consiste na produção de uma ficha técnica para uma empresa com a proposta de se criar um sistema de metas de produção diárias”.

O Projeto Compactador de Resíduo Industrial Pneumático foi desenvolvido pelos alunos Maria Luiza Nogueira, Michael Platini, José Luiz Roberto e  Erick de Brito Nascimento, sob a supervisão dos professores Lívia Albuquerque e Arthur Eloy do Centro de Educação Prof. Stenio Lopes. O objetivo é desenvolver um equipamento capaz de reduzir o lixo industrial por meio de um sistema pneumático de funcionamento, atendendo aos princípios de segurança e mobilidade.

Outra solução inovadora foi desenvolvida pelos alunos do SENAI Prof Stenio Lopes – CEP Prof. Stenio Lopes, foi o To Stalk, um dispositivo de rastreamento, criado pelos alunos André Lima Figueiredo, Luiz de Farias e Jeremias da Silva Felix, sob a supervisão dos professores Julionito Gallards e Joselito Herculano. O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema automatizado e eficaz, que localize em tempo real onde o funcionário esta, e que o mesmo possa responder ao chamado, dirigindo-se de imediato ao setor solicitado.

Os alunos Tays Keller Silva, Wendell Marck Bezerra Netto e Willian Souza Renovado também do CEP Prof. Stenio Lopes desenvolveram  o Projeto Produção e Qualidade 4.0, um sistema que através de dispositivos instalados nas máquinas de uma indústria coletam informações de produção para disponibilização das mesmas em um aplicativo. A proposta foi desenvolvida sob a supervisão de Lívia Albuquerque e Fabiana Hiluey.

Já os alunos Nathan Mendes Guedes, Matheus da Silva Rodrigues e Mayara da Costa Amaro, do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, desenvolveram o Sistema U, um projeto que consiste na criação de uma ficha técnica para cada setor de uma empresa, que com o auxilio do programa Microsoft Excel gera as metas de produção diária, evitando assim o atraso na entrega do produto para o determinado cliente.

O DESAFIO SENAI DE PROJETOS INTEGRADORES tem como público alvo todos os Departamentos Regionais sendo direcionado exclusivamente a alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem do SENAI, como uma maneira de fortalecer o aprendizado e criar uma rede entre as escolas permitindo a intensificação da aplicação da Metodologia SENAI de Educação Profissional bem como a criação de uma cultura de inovação.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5424.