Compartilhar

CNI

Próxima fase! Desafio Covid-19 de Robótica encerra primeira etapa

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 30 de julho de 2020

Mais de 300 equipes enviaram projetos visando à prevenção da covid-19

A primeira etapa do Desafio Covid-19 de Robótica, do Serviço Social da Indústria (SESI), termina nesta sexta-feira (31). Ao todo 367 equipes de todo Brasil participaram desta fase e apresentaram ideias para minimizar o contágio do novo coronavírus.

“Aliar as aulas de robótica em busca de soluções para essa crise que tem atingindo todo o mundo, é algo bastante gratificante e de muito entusiasmo para os nossos alunos. Temos feito o possível para encontrarmos uma solução que contribua para o bem-estar de todos”, explica a professora de Robótica do SESI do Maranhão, Conceição Oliveira, que está acompanhando as equipes do estado.  

O desafio é composto por duas fases principais: a fase 1 era a apresentação da ideia, com base nos quatro critérios de avaliação composto pela pesquisa, criatividade, inovação, empreendedorismo e impacto social, na qual as equipes tiveram que enviar vídeos de defesa do projeto. Já a fase 2 consiste na demonstração e detalhamento da solução proposta também por meio de vídeo. 

Na opinião da juíza voluntária Kenya Nunes, a adesão dos jovens a esta competição se deve a vontade de poder fazer alguma coisa para ajudar ao próximo, já que a empatia é um dos valores trabalhados nos Torneios SESI de Robótica desde o início.

“Diante dessa pandemia, a gente se sente impotente e com as crianças não é diferente. Acho que isso se reflete na adesão que houve nesse desafio, que é um torneio virtual, demanda muita leitura e escrita, e ainda é em equipe – ou seja, eles precisam se organizar para fazer as coisas mesmo com a distância”, conta a professora de Ciências e Biologia da escola municipal Gracy Vianna Lage, em Belo Horizonte.

Entretanto, nem mesmo o distanciamento social desanimou os jovens. As equipes começaram a fazer reuniões virtuais em ferramentas da internet como Microsoft TeamsGoogle Meets, além do próprio Whatsapp.

Participação das meninas na robótica

Assim como as competições presenciais, no Desafio Covid-19 de Robótica estão participando estudantes de escolas públicas, privadas e de garagem, além dos alunos do SESI. No total, 1993 jovens compõem as equipes inscritas e destes, 929 são meninas.

A estudante Karoline Victória, é integrante da equipe Robot KND, do Rio Grande do Norte, e explica que decidiu participar do desafio assim que soube, pois será uma forma dela se despedir das competições de robótica.

“Eu participo da FIRST LEGO League (FLL) tem 5 anos e, infelizmente, esse ano eu não iria participar da competição por causa da minha idade. Como o desafio do Covid-19 vai até os 18 anos, eu fiquei bem animada para participar mesmo sendo tudo virtual. A robótica é uma coisa que me anima e me motiva bastante”, conta a jovem, que estava cansada da rotina monótona causada pela pandemia. “Participar desse desafio será uma forma de dar tchau a esse meu ciclo de competidora” completa, Karol.

Enquanto isso, para Larah Sousa, que integra a equipe Robotic Angel´s, do SESI de Maranhão, essa é uma experiência única. “É com muito orgulho que componho essa equipe em busca de uma solução que nos ajude a retomar as aulas com segurança em meio a pandemia que nos afastou do convívio social há quatro meses. Poder contribuir positivamente para o bem-estar das pessoas é excelente”, declara a jovem.

Resultado final

No dia 18 de agosto, serão divulgadas as 30 equipes que foram aprovadas para participar da segunda fase. Elas terão até 4 de setembro para submeter mais informações do projeto.

A divulgação do resultado final será feita em 25 de setembro, quando serão conhecidos e premiados, os três primeiros colocados e os times que se destacaram em cada um dos quatro critérios de avaliação.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Outras Notícias