Representante do SENAI PB participa da live de lançamento do Programa INPI Negócios

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 04 de setembro de 2020

INPI estimula que novos depositantes ingressem no sistema

Nesta quinta-feira, dia 03, o INPI realizou o lançamento do Programa INPI Negócios. O Programa busca implantar uma nova dinâmica de atuação na busca pelo aumento de registros de ativos de propriedade industrial (PI) por residentes no Brasil, tais como empresas, centros de inovação e universidades.

A programação foi transmitida pelo canal da PaqTcPB no YouTube, e contou com a participação de convidados, como representantes Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP/SENAI, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI; da da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, e do próprio PaqTcPB.

O coordenador da Unidade de Tecnologia – UnITec do SENAI da Paraíba, Wagner Porto representou a Federação das Indústrias no evento. Na ocasião fez uma explanação de como a instituição tem fomentado e auxiliando as indústrias quanto a inovação industrial, e principalmente de como a FIEP/SENAI poderá auxiliar no piloto do programa apresentado pela equipe do INPI.

“Este programa chega no momento certo para o público paraibano, afinal a cada ano estão surgindo mais depósitos de patentes a nível estadual, e com a participação de todos os agentes no fortalecimento destas ações junto ao INPI Negócios, iremos fortalecer esta temática para os nossos industriários e estudantes do SENAI", comentou Wagner.

Além de atuar como órgão concessor de registros de PI, o INPI busca estimular mais ativamente que novos depositantes ingressem no sistema, transformando conhecimento em valor, atraindo investimentos, sempre em favor da celebração de mais negócios.

São 26 iniciativas que buscam impulsionar o uso do sistema de PI, nas dimensões da criação, proteção e comercialização. Tais iniciativas existem para favorecer o empreendedor a: aprender o valor da Propriedade Intelectual; conhecer as regras do sistema; formalizar a proteção de seus ativos; estabelecer parcerias por meio da PI; ativar uma visão estratégica do uso da PI, e proteger seus ativos no exterior.

Para saber outras informações sobre o INPI Negócios, acesse o site: https://www.gov.br/inpi/pt-br