Representantes do SESI PB apresentam Projeto de Marcapasso Autônomo durante Encontro em Brasília

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 20 de fevereiro de 2020

O projeto aplica o conceito de coleta de energia

Nesta quarta-feira, 18/02 representantes do SESI de 27 unidades federativas estiveram em Brasília, no 4º Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino realizado pelo SESI em parceria com a Editora Somos.

A programação foi aberta pelo diretor de operações do SESI Nacional, Paulo Mol, que enfatizou a importância de se investir em qualidade na educação em larga escala.

O objetivo do evento foi promover intercâmbio técnico entre os departamentos regionais do SESI, por meio da divulgação, valorização e compartilhamento de ações realizadas pelos professores da Rede SESI no âmbito do sistema estruturado de ensino.

Durante a programação foram realizadas apresentações de projetos abordando a metodologia STEAM, no contexto do Novo Ensino Médio e do Ensino Médio Regular, que já são aplicadas nas Escolas da Rede SESI, e que reflete na organização do trabalho, por área do conhecimento, valorizando as habilidades e competências dos alunos.

A equipe do SESI Paraíba, representada por Alexsandra Souza, gerente de Educação Básica,  Maria Thais Araújo, coordenadora pedagógica e Denise Ramos, professora da Escola SESI José de Paiva Gadelha, da cidade de Sousa, apresentou o Projeto “Heartfire: Marcapasso Pyroelétrico “ que foi desenvolvido pelo aluno Gustavo Veras, e que consiste num marcapasso que gera energia sem a necessidade de uma bateria convencional, o protótipo utiliza nanogeradores que produzem energia suficiente para alimentar o equipamento, evitando a necessidade do paciente passar por cirurgias regulares, muitas vezes complexas, para a troca de bateria.

O projeto aplica o conceito de coleta de energia, e busca melhorar dispositivos de baixo uso energético, como o marcapasso. Um exemplo dessa aplicação está na coleta do calor do corpo humano para suprir a demanda energética de marcapassos.

Durante o encerramento do encontro, o gerente executivo de educação do SESI nacional, Sérgio Gotti, e a assessora pedagógica da SOMOS, Erika Buch ressaltaram a importância do evento, lembrando do papel essencial do professor no estímulo ao desenvolvimento de projetos de iniciação científica adotando a metodologia STEAM.

O 4º Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino foi realizado no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, no Distrito Federal. Informações adicionais sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101 - 9776.