Compartilhar

Robótica Educacional: os robôs invadem a sala de aula e a gente explica a importância deles no ensino e desenvolvimento dos alunos

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 05 de maio de 2021

Essa metodologia representa uma ferramenta poderosa.

Imagina você viver em um mundo onde objetos, equipamentos e casas são todos automatizados. Aquelas cenas que você só vê em filmes de ficção como carros dirigindo sozinho, um robô que realiza suas tarefas no dia a dia ou, no ambiente escolar, manter as crianças seguras através de um sistema de bloqueio que são facilmente acionados por botões de forma automática e ainda envia notificação imediata às autoridades em momentos suspeitos, parece ser um futuro distante, mas já é realidade.

Tudo isso é possível graças à robótica. Com a presença cada vez mais forte na sociedade, a robótica é um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas em conjunto com circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados por circuitos elétricos e inteligência computacional. A área engloba toda a história dos computadores, robôs, sistemas mecânicos motorizados e atualmente está presente em áreas como a medicina, engenharia e indústria automobilística. 

São tantas áreas em que a robótica atua que fica difícil entender qual a sua função nos diversos campos do conhecimento. Vamos contextualizar aqui o uso dessa ciência em sala de aula. Para compreender a importância e o motivo das escolas inserirem esse método de ensino, é preciso entender primeiro o que é robótica educacional e para que serve.

O que é Robótica Educacional?

Em suma, a Robótica Educacional é uma metodologia de trabalho onde o aluno é capaz de aplicar de maneira prática o conhecimento teórico obtido na sala de aula. Para isso, é trabalhado o desenvolvimento de protótipos, projetos e pesquisas científicas.   

De acordo com Cláudio Alberto, técnico de robótica do SESI-PB, a robótica é importante porque ela já está em nosso meio nos auxiliando de alguma forma, seja através dos smartphones, do computador ou da TV com comando por voz. “A robótica está presente em quase tudo e sempre com o objetivo de nos auxiliar”, explica ele.

Essa metodologia representa uma ferramenta poderosa que melhora e garante processos educacionais inovadores. Por essa razão, o principal objetivo dos professores usarem em suas aulas esse método é auxiliar no aprendizado dos alunos. Permitindo que o conhecimento da sala de aula seja de fato colocado em prática, e isso permite aos alunos enxergar o funcionamento da tecnologia como um todo.

Qual a importância da Robótica Educacional nas escolas?

Agora que já falamos sobre o conceito da Robótica Educacional, é possível que você se pergunte: por que essa ferramenta deve ser usada nas escolas?

A robótica educacional permite aos alunos, primeiramente, desenvolverem habilidades como criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, empreendedorismo, programação, oratória, entre outras competências. Tudo isso através da resolução de problemas baseados em situações cotidianas com a ajuda da tecnologia.

Assim como Cláudio Alberto disse, a prática do conhecimento teórico obtido em sala de aula propicia melhores resultados aos estudantes nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Ou seja, a rotina da robótica nas escolas tanto ajuda o aluno a explorar novas ideias e descobrir novos caminhos na aplicação de conceitos adquiridos em sala de aula e na resolução de problemas como assimilarem os conteúdos passados pelos professores com mais facilidade.

Como funciona a Robótica no SESI?

“Na escola SESI, a robótica educacional vem com uma metodologia utilizada no Programa Conecta, que visa desafiar os alunos a explorar ideias, a levantar hipóteses, a formular questões e a encontrar soluções para as situações-problema apresentadas"", conta a professora do SESI/PB, Fernanda Sales.

A partir da gama de possibilidades e de áreas que se trabalha com robótica de diversas maneiras, o SESI desenvolve projetos e competições que estimulam a criatividade dos alunos. Um dos projetos, mais recentes, que partiu de uma iniciativa do Departamento Regional da Paraíba, é a Escola de Robótica. A proposta tem como objetivo expandir o projeto pedagógico de robótica do SESI para as demais pessoas incluídas na comunidade, desde crianças até idosos.

“Na escola de robótica, a ideia é colocar os alunos para colocar mais a mão na massa para que eles tenham a ideia. Eu tenho um problema para resolver, por exemplo, acender uma luz do meu terraço em casa. Então, a gente cria o robô para desenvolver um experimento que mostra essa questão. Isso é automação. Isso é a  Internet das Coisas (IOT). Aqui a visão é um pouco mais ampla. A gente trabalha com outros materiais, com outras vivências, além daquela que já é utilizada na robótica educacional da Escola SESI”, conta Fernanda Sales.

4 termos relacionados à robótica que você deve conhecer

Brainstorming: é uma técnica de discussão em grupo que se vale da contribuição espontânea de ideias por parte de todos os participantes, no intuito de resolver algum problema ou de conceber um trabalho criativo.

Metodologia ativa: processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno é colocado como protagonista e o professor assume um papel de suporte. Assim, a autonomia do aluno é estimulada de forma que ele seja capaz de construir o próprio conhecimento.

Design thinking: é o termo utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, possibilitando a organização de ideias de modo a estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento. Não se trata de um método específico, mas sim de uma forma de abordagem.

IOT: a Internet das Coisas ou IOT, descreve a rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.


Texto/Colaboração: Bruna Martins


Outras Notícias