Compartilhar

CNI

Rumo ao Nacional: equipes criam projetos inovadores para embalagens

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 12 de maio de 2022

O Portal da Indústria apresenta os projetos de inovação vencedores dos regionais e que vão estar no Festival SESI de Robótica


O maior evento de robótica do Brasil reúne mais de mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país

O Festival SESI de Robótica está mais perto do que nunca! Em contagem regressiva, faltam 15 dias para o torneio que será em São Paulo, entre 27 e 29 de maio. Enquanto o grande dia não chega, aqui na Agência de Notícias da Indústria vamos apresentar os projetos de inovação vencedores dos regionais, que vão estar no torneio nacional. 
 
Das 100 equipes que estão no Festival, 10 levaram o prêmio de melhor projeto de inovação para casa. Dentro da temática da Cargo Connect, nós dividimos os projetos em três categorias: delivery, transporte (e segurança) e embalagem. 
 
Hoje, vamos falar das inovações pensadas para melhorar as embalagens dos produtos transportados todos os dias! Já pensou perder toda a mercadoria da sua loja por causa de um incêndio? Ou ter pouco ou nenhum acesso a medicamentos pois a sua cidade é de difícil acesso e não possui sinal de wi-fi ou telefone? Seria uma dor de cabeça e tanto!
 
Foi pensando em evitar esses problemas que essas equipes da FIRST LEGO League Challenge (FLL) desenvolveram os seus projetos de inovação. Conheça eles:

À prova de fogo  

A Alphatech, equipe de Aparecida de Goiânia (GO), do SESI/SENAI, criou a Brannbox, uma embalagem anti-incêndio. Ela é uma caixa de papelão ondulada e modificada através da adição de um material chamado Starlite — com uma receita diferente, composta por amido de milho, bicarbonato de sódio e cola branca líquida — que, quando aplicado entre as camadas de papelão, protege a caixa contra possíveis incêndios.


“Fizemos uma pesquisa acadêmica e olhamos muitas notícias de incêndios passados. A notícia que foi o pontapé para começarmos o projeto foi uma, que saiu ano passado, de um incêndio em uma loja de materiais elétricos na Bracelf. No acidente, eles perderam cerca de 30 milhões de reais em mercadorias armazenadas e 80 funcionários ficaram incertos sobre seus empregos. A notícia mexeu muito com a gente e nos fez perceber que a Brannbox faria a diferença”, explicou Laura.


Além dos variados testes em laboratórios químicos dentro da escola do SESI-GO, que foram feitos sob a supervisão da química da UFGV Tatiana Braga, os alunos foram atrás do corpo de bombeiros para poder testar na prática o funcionamento do produto, conta o técnico da equipe, Frederico Muniz. “Todo o processo de criação e teste foi feito num período de apenas quatros meses. Foi descoberto que o composto deveria resistir a 120 minutos no fogo para dar tempo de a ação dos bombeiros acontecer”, esclareceu.

Brannbox é uma caixa de papelão ondulada e modificada através da adição de um material chamado Starlite

Para atender a todos 

Diretamente de Barra do Piraí (RJ), a Dragon Bots, do SESI, voltou sua atenção para o distrito de São José do Turvo, também no território carioca, para criar a Dragon Farmacy. É uma caixa que serve para transportar remédios — neste caso, de Barra do Piraí para São José do Turvo —, conservando os medicamentos na temperatura e estado ideal.

A equipe notou que o distrito de difícil acesso não recebe a atenção devida por ser longe e ter péssimas estradas. Então, eles elaboraram um questionário, coletaram informações da população, concluíram que, ao analisar o comércio, há falta de produtos por lá, e a prefeitura é pouco atuante e não investe em projetos inovadores. Descobriram, também, que os produtos demoram a chegar lá, não tem sinal de wi-fi e telefone, e falta comércio de medicamentos.

Diante disso, surgiu a ideia da Dragon Farmacy, uma caixa implementada em um ônibus escolar que vai de Barra do Piraí para São José do Turvo, levando os produtos pedidos pela população do distrito. Para realizar o projeto, a equipe fez parceria com a Drogaria do Povão — pela qual são feitos os pedidos de remédios e etc —, com a Prefeitura de Barra do Piraí e FIRJAN SENAI.

Os testes foram feitos na prática. As pessoas pediram medicamentos pelo telefone ou Whatsapp, em contato com a Drogaria Povão, em seguida os produtos são enviados com uma pessoa de segurança (funcionário da farmácia) no ônibus, entregues à escola e, então, retirados por quem fez o pedido. “Os relatos foram de que deu tudo certo e ficou tudo bem com a caixa e com o pedido”, relatou a equipe.

Dragon Farmacy, criada pela equipe Dragon Bots, é uma caixa que serve para transportar remédios — neste caso, de Barra do Piraí para São José do Turvo — conservando os medicamentos na temperatura e estado ideal

O que é a categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL) 

Na categoria, os estudantes constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete. Eles também desenvolvem um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Cargo Connect, relacionada com transporte e logística.

Para participar dos torneios FLL, os jovens devem ter de 9 a 16 anos e formar equipes de dois a dez integrantes, que são orientados por dois técnicos adultos. Os times podem representar uma escola (pública ou particular), uma organização ou simplesmente ser formada por um grupo de amigos, conhecido como equipes de garagem.

Quer acompanhar outras novidades sobre o Festival SESI de Robótica? ​​

Acompanhe as novidades da robótica aqui na Agência de Notícias da Indústria e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Twitter.  

Outras Notícias