Seminário discute Planejamento Estratégico do Sistema FIEP

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 22 de agosto de 2007

Teve início na noite de ontem, 22/8, em Campina Grande, o Seminário Planejamento Estratégico do Sist

Teve início na noite de ontem, 22/8, em Campina Grande, o Seminário Planejamento Estratégico do Sistema FIEP. Aberto pelo presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha e seguido da palestra “A nova internacionalização do nordeste: oportunidades e desafios para uma política industrial baseada na inovação”, o seminário segue até o dia 24, com a participação de representantes dos Departamentos Nacionais do SESI, SENAI e IEL.

A palestra, de abertura, foi ministrada pelo consultor Cláudio José Marinho Lúcio, graduado em engenharia civil, pela Universidade Federal de Pernambuco; mestre em Desenvolvimento Urbano, pela UFPE e doutor em Economia, pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, IE/UNICAMP. “Há cerca de dois anos, tenho insistido no estudo de uma nova internacionalização da economia nordestina. Isso porque não tínhamos tido este nível de inserção da nossa economia, nem mesmo no vigoroso ciclo da SUDENE. Um outro ponto, que fazemos referência na exposição, é a questão da Paraíba quanto aos seus valores e setores produtivos, principalmente com aqueles que o Sistema Indústria trabalha”, adiantou Marinho Lúcio.

O evento, dirigido a 55 pessoas, entre diretores, gerentes, coordenadores de área e agentes de mercado do SESI, SENAI e IEL/PB, tem a participação dos Departamentos Nacionais do SESI, SENAI e IEL, por meio dos seus representantes: Gerente Executivo da Unidade de Articulação Institucional do SESI, Ricardo Rodrigues; Representante da Unidade de Planejamento do SENAI, Felipe Steves Morgado e o Analista de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Rodrigo Weber. “A colaboração que a gente traz aqui para o Sistema FIEP, neste momento de planejamento, é expor as orientações estratégicas do Sistema SESI - Departamento Nacional, de maneira a somar para que estes Regionais, ao pensarem em suas estratégias e/ou em alinharem seus mapas estratégicos, possam também está colaborando com o Sistema Indústria como um todo”, revelou o representante do SESI – Departamento Nacional, Ricardo Rodrigues.

Na manhã de hoje, dia 23/08, a programação tem continuidade com a Apresentação do Cenário do Plano Estratégico do Sistema Indústria e a apresentação dos mapas SESI/SENAI/IEL; Levantamento da forças, fraquezas, ameaças e oportunidades; Consolidação da matriz swot. A tarde de hoje, tem reserva para ajustes do Mapa Estratégico SESI/SENAI/IEL. E amanhã, 24/8, último dia do seminário, haverá a apresentação dos Quadros de Metas Físicas, sendo expostos pela técnica do SENAI/PB, Socorro Gomes.

O evento encerra através da participação de representantes dos setores do SESI/SENAI/PB, mas precisamente, Unidade de Recursos Humanos - UNIRH, Orçamento, e Diretoria Administrativa Financeira – DIAF (Auditoria, Patrimônio, ERP e Sistema Financeiro por Unidade).