SENAI apoia indústrias da Paraíba que desejam investir em inovação

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 09 de outubro de 2019

Desde que foi criado em 2004, Edital selecionou mais de mil projetos

Através do Edital de Inovação para a Indústria 2019, o SENAI apoia as empresas do setor industrial, no desenvolvimento de projetos inovadores. O edital está com inscrições abertas, e as indústrias podem participar em três categorias: Aliança industrial, Aliança + produtiva e Empreendedorismo Industrial.

A Aliança Industrial é um novo modelo de seleção, e nesta modalidade as propostas devem ser apresentadas por um grupo de empresas, que se unem para compartilhar riscos financeiros e tecnológicos. Nesta categoria, os investimentos podem chegar até 1 milhão de reais, de acordo com o número de empresas participantes no projeto. A Aliança deverá ser composta por, no mínimo, duas empresas, um Instituto SENAI de Inovação ou um Instituto SENAI de Tecnologia. Os grupos podem receber apoio de instituições de ciência de tecnologia (ICT), universidades, startups e agentes financeiros.

Nesta edição, o edital está com uma nova categoria, a Aliança + produtiva, voltada a empresas participantes do Brasil Mais Produtivo. Nesta categoria, os investimentos podem chegar até 500 mil reais, dependendo do número de empresas participantes do projeto. Na primeira fase do programa do governo federal, executado pelo SENAI, três mil empresas tiveram consultoria em técnicas de manufatura enxuta, ou lean manufacturing. A intenção é que os empresários, que já tiveram ganhos com a participação no programa, continuem a buscar novas formas de elevar a produtividade de suas empresas.

Já a categoria Empreendedorismo Industrial, lançada há três anos, estimula a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas por meio de desafios específicos lançados por empresas consolidadas no mercado.

As instituições-âncora podem apresentar, a qualquer momento, chamadas para seleção de empreendedores. Cada projeto recebe investimento mínimo de 250 mil, podendo a grande empresa, a seu critério, empregar quantias superiores. Até o momento, foram lançados 20 desafios nessa categoria e, selecionadas 100 startups para apresentar soluções inovadoras.

Nesta edição, o Edital passa a ser contínuo nas categorias atribuídas ao Senai, sem datas fixas como anteriormente. Ou seja, a qualquer momento, os consórcios de empresas podem apresentar seu plano de desenvolvimento de novos produtos ou processos.

As propostas podem abordar qualquer tema relevante para a indústria brasileira, mas há preferência por projetos nas áreas de bioeconomia e sustentabilidade; fábricas e produtos inteligentes; materiais avançados; tecnologias produtivas e manufatura aditiva.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI). As propostas selecionadas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de 26 Institutos SENAI de Inovação, 58 Institutos SENAI de Tecnologia. Desde que foi o Edital criado, em 2004, foram selecionados mais de mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 545 milhões.

Acesse o site do Edital de Inovação para a Indústria 2019 e conheça os detalhes de cada uma das categorias. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182 – 3737.