Compartilhar

SENAI celebra o Dia D da Inclusão com debates e atividades culturais

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 20 de setembro de 2019

Atividade faz parte das ações do PSAI

O Dia D da Inclusão foi celebrado pelos alunos do Instituto SENAI de Tecnologia do Couro e Calçado, em Campina Grande, na última terça-feira, 17/09, com apresentações musicais e de teatro, palestras, jogos e muita interação. O evento foi organizado pelo Programa SENAI de Ações Inclusivas – PSAI, e além de debate sobre inclusão, acessibilidade e diversidade, durante a programação em homenagem ao Setembro Amarelo foram abordadas questões relacionadas à prevenção ao suicídio.

Participaram da programação cerca de 250 alunos dos cursos de confeccionador de Calçados, das modalidades de Aprendizagem Básica e Qualificação, que acompanharam nos turnos manhã e tarde uma palestra sobre o tema “Não é só tristeza, uma conversa sobre suicídio”, proferida pelo psicólogo Jackson Galdino.  Em seguida, os instrutores do SENAI  debateram o tema da inclusão e do dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência através de apresentações teatrais, apresentação de coral, jogos, apresentação de projeto social e relato de caso.

A palestra teve como principal objetivo despertar nos jovens do SENAI a importância da prevenção ao suicídio e do autocuidado em relação à saúde mental. Além disso, refletimos sobre como tornar-se um agente de auxílio em momentos de desesperança e angústia na vida de pessoas próximas”, frisou o psicólogo, Jackson Galdino.

Jefferson Silva Pereira, aluno da turma Confeccionador de Calçados, falou sobre a importância de debater ações inclusivas.  “Devemos respeitar as raças, etnias e gêneros, bem como as pessoas com deficiência. E é muito importante estudarmos e refletirmos sobre como promover a inclusão, um tema que é muito trabalhado nas aulas no SENAI”, disse.

Djalma Andrade Vicente, instrutor da turma falou sobre o envolvimento dos alunos no evento, e ressaltou o trabalho que vem sendo realizado em sala de aula. “Eu fui apenas um facilitador, foram os alunos do IST Couro e Calçados que construíram a apresentação, planejaram, desenvolveram todo o roteiro e realizaram a apresentação de teatro. E eu me senti muito orgulhoso com o que foi realizado. Desejamos uma escola inclusiva e o SENAI vem trabalhando com nossos alunos para que possamos refletir sobre essa questão ao longo de todo o ano”, afirmou.

O PSAI - Programa SENAI de Ações Inclusivas objetiva oferecer condições de igualdade, respeitando a diversidade inerente ao ser humano visando a inclusão na educação profissional por meio de atendimento de PcD, minorias étnicas, de gênero, raça e acima de 45 anos. Na Paraíba, o Programa conta com interlocutores em todas as Unidades Operacionais do SENAI e FIEP, para operacionalização e realização de ações estratégicas.

Outras Notícias