CNI

SENAI desenvolve produto para realizar triagem remota de pacientes com Covid-19

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 18 de setembro de 2020

Sistema inclui câmeras especiais e sensores

Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, do Rio Grande do Sul, desenvolveu juntamente com a empresa Novus uma nova tecnologia que vai evitar que profissionais de saúde que atuam nas triagens de unidades hospitalares fiquem expostos no momento do atendimento inicial a pacientes que suspeitam de coronavírus.

O projeto de inovação foi um dos selecionados no Edital Emergencial Covid-19 da parceria Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

“O projeto, aprovado em abril quando começou a ser desenvolvido, integra o esforço da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS)Serviço Social da Indústria (SESI) e SENAI para o combate ao coronavirus e a retomada da economia de forma segura”, destaca o diretor-regional do SENAI/RS, Carlos Trein.

O projeto desenvolvido com pesquisadores do ISI em Soluções Integradas em Metalmecânica utiliza Inteligência Artificial para auxiliar no diagnóstico da Covid-19. A análise do paciente é feita de maneira remota pela equipe médica a partir de sinais vitais e respostas a um questionário no momento da triagem. A pulsação, frequência respiratória, pressão arterial, saturação de O2 e temperatura corporal também são medidas automaticamente pelo sistema que inclui câmeras especiais e sensores.

“Concentramos esforços para a convergência de tecnologias de sensoriamento que possam ser aplicadas a dispositivos ou outros sistemas específicos, em hospitais, indústrias ou ambientes públicos, para auxiliar no monitoramento e na prevenção da Covid19”, explica o gestor do Instituto de Inovação, Victor Gomes.

“Para cada situação e ambiente há requisitos diferentes, que determinam sistemas de sensoriamento, incluindo o tipo de dado a ser extraído. A Plataforma de Triagem utilizará Big Data, possibilitando a análise e a classificação de dados de vários dispositivos de triagem, de forma a auxiliar hospitais, sistemas de saúde e a indústria a tomar decisões”, completa.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.