SENAI PB auxilia multinacional espanhola no processo de ampliação de Parque Eólico em Santa Luzia

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 09 de dezembro de 2019

As ações executadas pelo SENAI correspondem a um valor de R$ 498 mil

A empresa espanhola de energia, Iberdrola vai investir cerca de R$ 1,2 bilhão com o Banco Europeu de Investimento na construção de 15 parques eólicos da sua controlada brasileira, a Neoenergia no Nordeste. O financiamento de R$ 1,2 bilhão faz parte de um investimento total de R$ 4,7 bilhões.

O anúncio aconteceu na última quinta-feira, 05/12 e vai contemplar as instalações localizadas na Bahia, Piauí, e no estado da Paraíba, onde a empresa tem um Parque Eólico em construção entre os municípios de Santa Luzia e Areia de Baraúna.

As obras do Parque Chafariz são executadas pela Dois A Engenharia, onde iniciou-se os trabalhos para instalação de 92 torres eólicas, inicialmente.

O local está passando por um processo de ampliação e quando concluída, terá 180 aerogeradores (torres com uma geração de 565 MW).

O SENAI da Paraíba foi contratado pelo Dois A Engenharia para realizar ações de qualificação profissional, formando profissionais nos cursos de: pedreiro, servente de obras, carpinteiro de obras, armador de ferro, atendendo 200 pessoas da região. E também está realizando ações de consultoria através de uma parceria com o SENAI da Bahia, estas ações são voltadas à instalação de 02 usinas fotovoltaicas também na região de Santa Luzia, projeto da Neoenergia.

As ações de qualificação profissional e tecnologia executadas pelo SENAI PB, correspondem a um valor de R$ 498.000,00.

O trabalho é realizado pela equipe do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, do SENAI, da cidade de Bayeux, e atende a Neoenergia, empresa gestora do Parque, a construtora Dois A, vencedora do processo licitatório para a instalação das Torres Eólicas, e a Força Eólica do Brasil, empresa que atua em empreendimentos de energia e infraestrutura, viabilizando a implantação de projetos focados no desenvolvimento sustentável.