Compartilhar

SENAI PB implanta técnicas de manufatura avançada em Indústria de Alimentos de JP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 07 de fevereiro de 2019

O programa é focado na sustentação e melhoria dos resultados

Com o objetivo de aumentar a produtividade por meio de upgrade tecnológico, além de acompanhar a produção em tempo real, através de dispositivos móveis como smartphones, o SENAI da Paraíba está implantando em fase piloto na empresa Ethic Alimentos, em João Pessoa, o Programa Indústria Mais Avançada.

O programa é composto por uma plataforma de competência e métodos de consultoria em digitalização e conectividade, e é focado na sustentação e melhoria dos resultados que devem ser alcançados após a primeira intervenção em manufatura enxuta.

A implantação foi iniciada no mês de novembro do ano passado. Com o apoio efetivo de 2 profissionais do Instituto SENAI de Tecnologia de Automação e 2 consultores leans, do SENAI Miriam Benevides Gadelha, da cidade de Sousa, e do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, de João Pessoa.

O trabalho foi iniciado identificando os pontos de coletas de dados e instalando sensores na linha de produção pelos técnicos especialistas em automação do SENAI, dando início ao processo de digitalização e conectividade na empresa. Em seguida foi realizada a coleta e avaliação dos dados da produção, com o objetivo de verificar a necessidade de ajustes e aumento da produtividade por consultores especialistas em lean manufacturing. Na implantação do programa, são dedicadas 160 horas, e a proposta é testar e validar soluções em manufatura avançada, e aumentar a produtividade da indústria.

O Programa Indústria Mais Avançada busca apresentar soluções escalonadas da seguinte forma:

  • Indústria + informada: serão instalados sensores em máquinas e equipamentos para coleta de dados sobre a produção. O objetivo é levantar informações detalhadas da operação para controle, qualidade e tomada de decisão;
  • Indústria + integrada: os dados coletados serão analisados por meio de sistemas computacionais. O objetivo é otimizar a cadeia de valor, integrando fornecedores e clientes ao processo produtivo;
  • Indústria + inteligente: serão implementados projetos de inteligência, visando à customização em massa de produtos industriais, por meio de fábricas auto-gerenciáveis, flexíveis, seguras e eficientes.

A implantação é feita em empresas já atendidas pelo Programa Indústria mais Produtiva. Para obter mais informações sobre o Programa na Paraíba, os empresários interessados devem entrar em contato através do telefone: (83) 2101- 5341.

Outras Notícias