Compartilhar

CNI

SENAI prevê mais de 40 mil vagas para jovens aprendizes no primeiro semestre de 2026

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 07 de janeiro de 2026

A iniciativa contempla metodologias inovadoras e aulas em ambientes simulados em diversos setores, como automação industrial, programação, construção civil e panificação


Foto: Shutterstock

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai oferecer 40,2 mil vagas para aprendizes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal no primeiro semestre de 2026, junto com as indústrias parceiras. As formações, disponibilizadas gratuitamente, são uma excelente oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, adquirindo experiência prática em indústrias. 

Os cursos, com metodologias inovadoras, aulas em ambientes simulados e laboratórios de ponta, contemplam vagas em diversas áreas, como automação industrial, programação, construção civil e panificação.

Confira Aqui as vagas abertas para o 1º semestre de 2026

Para mais informações sobre as vagas e o processo seletivo, entre em contato com o SENAI do seu estado! 

Jovem Aprendiz! O que empresas e jovens ganham com o programa?  

episódio #59 do podcast Indústria de A a Z mostra como o programa Jovem Aprendiz transforma trajetórias profissionais e impulsiona a competitividade das empresas. Participam do bate-papo Felipe Morgado (SENAI), João Victor Mota (Ministério do Trabalho e Emprego), além de Thaís Fischer e Fábio Silveira, ex-aprendizes da Bosch. 

Os convidados compartilham experiências sobre como a aprendizagem profissional abre portas, gera confiança e cria valor para o país. “Quando a empresa entende que investir no jovem é uma estratégia, todo mundo sai ganhando”, afirma Morgado. 

Confira o episódio no Spotify, Deezer, Amazon Music ou YouTube da CNI

Programa Jovem Aprendiz: entenda por que essa é a oportunidade certa pra você 

Se você tem entre 14 e 24 anos e quer começar no mercado de trabalho com carteira assinada, aprendizado prático e chance real de crescer, o programa Jovem Aprendiz pode ser o caminho ideal. Ficou na dúvida sobre qual caminho seguir? Confira o infográfico completo com as diferenças entre Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee, e descubra qual deles tem mais a ver com você, seus estudos e seus planos de futuro. 

Outras Notícias