Compartilhar

Simpósio Virtual de Saúde e Segurança do Trabalho é aberto com debate sobre “e-Social e Gestão de FAP”

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 28 de julho de 2020

Programação acontecerá até a próxima quinta-feira, 30/07

Na noite desta terça-feira, 28/07, a programação do I Simpósio Virtual de Saúde e Segurança do Trabalho: Desafios e Oportunidades em Tempos de Covid -19 foi aberta com um debate que contou com a participação do médico do Trabalho, e consultor na área de Gestão de Custos com Segurança e Saúde e Gestão de FAP/NTEP, Gustavo Nicolai e da empresária e advogada pós-graduada/MBA em Direito Empresarial, Carla Felinto.

O tema central do debate foi o eSocial e a Gestão do Fator Acidentário de Prevenção FAP. O médico Gustavo Nicolai iniciou a participação falando dos aprendizados que a Pandemia tem proporcionado para todos, e no ambiente de trabalho não tem sido diferente.

Ele citou dados que mostram uma dura realidade, o Brasil tem mais de 2 milhões e meio de pessoas testadas positivas para a Covid - 19, e 15 em cada 100 pessoas que são infectadas pela doença precisam de suporte médico, como a internação, e 1 em cada 100 perdem a vida.

“É um momento desafiador, no âmbito empresarial é preciso fazer uma análise crítica, interpretar as informações que estão chegando e sobretudo buscar apoio especializado, em relação a melhor forma de agir para manter o ambiente de trabalho protegido”, afirmou

De acordo com Gustavo Nicolai, é preciso estender as ações para além da rotina da empresa, e tudo precisa ser documentado para que o empresário demonstre as ações de enfrentamento ao avanço do coronavírus que têm realizado.

“Precisamos lembrar que a lei 8213, diz que a Covid – 19 é uma doença endêmica, adquirida pelo segurado numa determinada região, onde ela está presente, e a lei interpretou é que estamos numa pandemia, nem os melhores países, nem a OMS, consegue controlar o avanço da contaminação. Então os empresários fazendo a sua parte, não serão responsabilizados, mas para isso lembrou, é preciso comprovar todas as medidas sanitárias, os protocolos que foram adotados”, lembraram.

O especialista afirmou que o momento exige uma atenção ainda maior aos programas de Saúde dentro das empresas, e segundo ele o SESI faz muito bem esse trabalho de orientação desses programas. Ele lembrou que em 2021 o SESI VIVA + será retomado.

Já a empresária e advogada, Carla Felinto comentou que há muito tempo investe na Saúde e Segurança dos colaboradores da empresa dela, e isso tem refletido positivamente durante a Pandemia.

“ Estamos atravessando esse momento ainda com muitas dúvidas, mas sempre buscando tomar medidas baseadas na Ciência, seguindo as orientações dos órgãos de controle. Buscamos sempre mostrar para os nossos colaboradores a gravidade do contexto que estamos passando e o maior desafio tem sido levar informações verídicas de fontes seguras para eles”, disse Carla.

A advogada lembrou que as doenças laborais têm um custo, daí a importância de investir na prevenção.

“Precisamos manter os negocios com segurança, e uma dica é buscar a Assessoria em Saúde e Segurança do SESI, é um investimento, e o retorno vem com a ausência de problemas trabalhistas, a ausência de atestados médicos, a produtividade dos colaboradores, é isso pode livrar os empresários de custos desnecessários, porque o passivo trabalhista é um dos grandes problemas vivenciado pelo empresariado”, encerrou.

A programação do Simpósio tem continuidade nestaa quarta-feira, dia 29, com uma mesa redonda sobre o tema: “A atividade industrial em tempos de pandemia”, reunindo o engenheiro de Segurança do Trabalho da Coteminas, Johan Barbosa; o advogado e engenheiro Mecânico e de Segurança, Felipe Dumareski de Oliveira, da empresa Alpargatas Campina Grande; e o engenheiro de Segurança do Trabalho do SESI da Paraíba, Sávio Freire.

O encerramento do evento será no dia 30/07, com um debate sobre o atual cenário da Construção Civil, reunindo o doutor em Economia, Geraldo Medeiros e o engenheiro Civil e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa – SINDUSCON - JP, José William Montenegro Leal.

Para acompanhar a transmissão completa acesse: https://www.instagram.com/sesiparaiba/, https://www.facebook.com/sesiparaiba ou o canal https://www.youtube.com/SesiParaiba.

Outras Notícias