Superintendência Regional da Caixa visita nova diretoria do Sinduscon/JP

Por - Publicado 19 de dezembro de 2018

Exigência da legalidade das obras, taxas de financiamento foram algumas das questões tratadas.

O Sinduscon-JP, como entidade legalmente representativa do segmento da construção civil da região metropolitana de João Pessoa, recebeu o superintendente regional da Caixa, Marcus Vinicius Neves; a gerente regional da Construção Civil, Aline Paiva e o gerente de filial de Habitação, John Lennon. Na ocasião, eles evidenciaram o interesse em intensificar ainda mais laços e parcerias, com a entidade empresarial no sentido de aprimorar o ambiente de negócios e também solucionar questões pontuais para manter saudável o mercado imobiliário local.

Na Paraíba, a Caixa Econômica Federal tem bons resultados na aplicação de recursos na área de habitação e poucos problemas, e, não há, em João Pessoa, o registro de nenhuma obra privada financiada pela Caixa que esteja paralisada. A situação positiva demonstra que as empresas filiadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) têm know-how, ética e lisura para atender a demanda da cidade. Essa circunstância foi saudada pelos representantes da instituição financeira, que é o maior agente financeiro para o setor de habitação, com cerca de 80% das operações de financiamento.

Na oportunidade, o presidente do Sinduscon-JP, José William, apresentou algumas demandas do setor como a importância da exigência da legalidade das obras; taxas de juros para os financiamentos; problemas nos desligamentos dos imóveis, aperfeiçoamento e padronização das avaliações, desburocratização, inclusão equivocada de empresa em cadastro restritivo de operação e simplificação na alocação de recursos. Com isso, “há igualdade em termos de competitividade no setor e combate à concorrência desleal”, realçou o empresário, acrescentando que isso permite conservar a saúde das empresas organizadas e traz mais profissionalização ao setor.

Todas essas questões foram tratadas de forma detalhada entre os empresários e os representantes da Caixa. O superintendente Marcus Vinicius Neves disse que a parceria com o sindicato empresarial ajuda a solucionar problema pontuais, com facilidade de diálogo em nível local e manifestou o interesse da instituição financeira na manutenção do equilíbrio do mercado, em que pese a redução da velocidade de vendas e falou sobre o acompanhamento próximo da inadimplência dos mutuários, o que evita problemas maiores como os que são registrados em mercados vizinhos.

Já Aline Paiva realçou as linhas de crédito disponíveis para a habitação como o financiamento à produção e o Plano Empresarial da Construção, além do crédito para o comprador. Segundo ela, há análise da situação do empreendedor e quando existe na obra uma placa informando que o empreendimento é financiado pela Caixa, está regular, inclusive com seguro de término da obra, com o FGTS e INSS sendo recolhidos.

Também participaram da reunião os seguintes membros da diretoria, Wagner Breckenfeld, Gilson Frade, Alisson Dênis Delmas, Francisco de Assis Neto; Gustavo Castro, Ozaes Filho, Alexandre Cunha, e ainda o diretor executivo, Sérgio Oliveira. Também o Sinduscon-JP solicitou e a Caixa se prontificou a viabilizar um atendimento para os filiados na própria entidade, de modo a agilizar o andamento dos processos.