Compartilhar

Unidades móveis do SENAI pretendem atender mais de seis mil paraibanos em 2019

Por Agência do Rádio Mais - Publicado 21 de maio de 2019

Atualmente, cerca de três mil pessoas fazem cursos em Unidades Móveis

O SENAI da Paraíba tem 60 unidades móveis que chegam às regiões mais distantes do estado e oferecem serviços de educação, capacitação e formação de profissionais. As carretas itinerantes da instituição oferecem oportunidades nas áreas de couro e calçado, construção civil, panificação e informática, equipadas com máquinas, materiais didáticos, salas de aula e laboratórios.

Apenas este ano, o SENAI projeta oferecer seis mil vagas em cursos gratuitos e mais de 11 mil em cursos pagos em todo o estado. Atualmente, cerca de três mil pessoas estão matriculadas em cursos de capacitação nas unidades móveis, entre carretas e laboratórios didáticos móveis.

Jucineia Lima tem 37 anos e mora em São Vicente do Seridó, a aproximadamente 200 quilômetros de João Pessoa. Apesar de trabalhar fazendo bolos, ela nunca havia se capacitado para exercer sua profissão. Isso mudou após participar do curso de confeiteira de tortas oferecido por uma unidade móvel do SENAI em sua cidade.

“Eu trabalhava com bolos e tinha parado. Aí veio a unidade móvel do SENAI e eu fiz o curso, e aí a partir do dia que encerrou (o curso), eu voltei a fazer. Aí agora eu estou fazendo, graças a Deus. O professor também foi um profissional, ele trabalhou muito bem com a gente, ele tirou muitas dúvidas, ensinou muitas coisas que a gente ainda não sabia. Então foi, para mim, um excelente curso, foi tudo muito bom mesmo, foi muito proveitoso”, elogiou.

Segundo o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI da Paraíba, Janildo Figueiredo, essas estruturas atendem a todas as regiões do estado, tendo como principal característica a flexibilidade para contemplar as necessidades da indústria.

“Atuamos em todas as regiões do estado. Na região do Litoral, do Brejo, do Curimataú, no Cariri, no Sertão, no Alto Sertão. Nós temos 223 municípios da Paraíba e hoje nós estamos atendendo a 50 deles. Através das unidades móveis, o SENAI leva formação profissional aos lugares mais distantes, de mais difícil acesso, àquelas pessoas mais carentes. Então, atende a público que tem dificuldade de ir ao centro mais desenvolvido e ter uma profissão”, explica.

O Serviço Social da Indústria (SESI) da Paraíba também utiliza unidades móveis para atender à população. São 16 estruturas itinerantes utilizadas para oferecer educação e promover a qualidade de vida do trabalhador em seus locais de trabalho. Entre os serviços, estão inclusão digital, exames odontológicos, de audiometria e de saúde ocupacional.

Para saber se alguma unidade móvel vai estar na sua cidade, basta ligar no (83) 2101-5336 ou acessar fiepb.com.br/senai.

Outras Notícias