Vice-presidente da FIEP apresenta pauta em prol do fortalecimento da indústria da PB em reunião com secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da CINEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 07 de outubro de 2019

Reunião tratou das demandas do setor industrial da Paraíba

Nesta segunda-feira, 07/10, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Magno Rossi, coordenou uma reunião na sede da Federação em Campina Grande, que teve a participação de presidentes de oito sindicatos ligados ao setor industrial, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Gustavo Feliciano, e o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP, Rômulo Polari Filho. Na ocasião, Magno Rossi apresentou uma pauta com pontos relacionados ao segmento industrial do Estado.

“Essa é uma pauta com viés econômico, nós estamos tentando fazer com que a gente possa crescer as indústrias, gerar empregos, e logicamente trazer receitas e arrecadações para fortalecer a Paraíba. Entre os pontos que elencamos e consideramos importantes para o setor industrial estão, a Infraestrutura dos Distritos Industriais, da Paraíba, a política de Incentivos Fiscais do Governo do Estado, uma vez que estamos perdendo competitividade para estados vizinhos como Pernambuco, a flexibilização da burocracia, para que os processos de licenças e outras demandas do setor industrial se tornam mais eficientes e céleres, a equiparação tributária, de acordo com os outros estados do Nordeste, a liberação do Imposto Fronteira para microempresa e MEI, a equiparação ao modelo tributário adotado pelo estado de Minas Gerais de tributação de energias renováveis a suspensão da cobrança do Fundo de Estabilização Fiscal, e também que o governo reveja os incentivos tributários as grandes empresas atacadistas de outros estados que estão se instalando na Paraíba prejudicando as indústrias locais”, elencou Magno Rossi.

Durante a reunião o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba – SINDICALÇADOS-PB, Sebastião Severo Accioly, pediu a retomada da construção dos galpões do polo calçadista no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, a retomada de convênio tripartite que existiu entre o Sindicato, o Sebrae e o Governo do Estado, entre 2012-2013, e que apoiava o setor na realizações de Feiras. O representante do setor calçadista pediu uma flexibilização da SUDEMA, em relação as exigências relacionadas aos recicladores de material plástico – PVC, uma vez que os empresários são penalizados pelo órgão e muitas vezes responsabilizados como poluidores de grau máximo, mesmo sendo retirada toneladas do material através dos recicladores.

Outro assunto abordado no encontro foi as obras de infraestrutura para o desenvolvimento do Estado, entre elas a duplicação da BR 230, da Alça Sudoeste em Campina Grande, até a Praça do meio do Mundo, uma obra que está licitada, aguardando apenas a liberação de recursos federais para ser iniciada. O vice-presidente da FIEP tratou ainda sobre a conclusão das Obras da Transposição do Rio São Francisco, e pediu o apoio do secretário no sentido de que o Eixo Norte, seja viabilizado.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano se comprometeu a ajudar os empresários do setor industrial, na busca de soluções favoráveis para as demandas apresentadas na reunião.

“Eu como campinense, me sinto na obrigação como servidor do governo do Estado, de ser esse elo entre a cadeia produtiva de Campina Grande, com o governador, João Azevedo. E estou aqui cumprindo a minha função, tentando buscar soluções e trazer entendimentos para todos os empresários que estiveram aqui na FIEP”, disse.

Gustavo Feliciano ressaltou a importância da iniciativa da FIEP. “ Essa ação da FIEP, em buscar uma aproximação com o Governo do Estado, em busca de soluções para o setor industrial é muito louvável. E nós da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado , nos colocamos a disposição de todas as entidades representativas aliadas ao desenvolvimento da Paraíba. A partir de agora manteremos um elo de comunicação para que busquemos soluções em conjunto, a FIEP vai reunir todos os sindicatos ligados ao setor industrial e em conjunto com a Secretaria vamos organizar as tomadas de decisões”, afirmou o secretário.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP, Rômulo Polari Filho, fez uma avaliação positiva da reunião e apresentou algumas medidas que serão tomadas a partir do encontro. “Nós demos encaminhamento numa coisa muito importante hoje, durante essa reunião, a gente criou uma agenda onda vamos visitar todos os 30 Distritos Industriais da Paraíba, eu, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, junto com representantes da FIEP. Será uma Agenda de Campo, andando em cada Distrito, com os representantes de cada um deles, identificando quais são os investimentos necessários, elencar prioridades, e estabelecer um cronograma, onde as ações serão realizadas dentro de uma viabilidade financeira do Governo do Estado, mas atuando de forma a atender gradativamente os anseios prioritários do segmento”, explicou.