
A sucessão empresarial é um fator decisivo para a continuidade de negócios construídos ao longo de décadas. Embora o ideal seja uma transição tranquila e bem-sucedida entre gerações, a realidade mostra que muitas empresas não resistem ao processo e enfrentam dificuldades já na primeira sucessão.
Para enfrentar esse desafio, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) criou a Jornada de Sucessão Empresarial, um programa que combina capacitação, mentoria e planejamento estratégico com o objetivo de preparar novos líderes e garantir a preservação do legado empresarial familiar.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022, cerca de 90% das empresas brasileiras têm origem familiar. No entanto, os dados indicam que apenas 30% delas chegam à segunda geração, e menos de 10% até a terceira. A superintendente do IEL Nacional, Sarah Saldanha, explica que a sucessão empresarial deixou de ser um tabu e passou a ser uma necessidade no cenário corporativo brasileiro.
“A sucessão empresarial não deve ser adiada. Quando tratada com seriedade e planejamento, ela deixa de ser um obstáculo e passa a ser uma oportunidade de evolução e modernização”, explicou Sarah Saldanha.
Por isso, o IEL desenvolveu a Jornada de Sucessão Empresarial, o programa de abrangência nacional que busca garantir continuidade, profissionalização e governança às empresas familiares.
“Queremos assegurar a continuidade do legado empresarial nas indústrias brasileiras, e promover uma transição planejada que possa unir tradição, inovação e sustentabilidade é fundamental na nossa atualidade. É nítido que empresas que encaram a sucessão como um projeto de longo prazo possuem mais chances de se manterem competitivas e relevantes no mercado”, evidencia Sarah Saldanha.

A Jornada foi lançada primeiramente em parceria com o IEL Mato Grosso (IEL MT) e o Conselho dos Novos Líderes da https://fiemt.ind.br/, e já conta com edições previstas na Bahia, Goiás e em outros 11 estados, aliados sempre com o IEL regional e o conselho de novos líderes de cada federação. Com apoio da Cambridge Family Enterprise Group (CFEG), consultoria global referência no suporte a famílias empresárias, fundada em 1989 pelo professor John A. Davis, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o programa foi desenvolvido para mediar conflitos geracionais e preparar as novas lideranças por meio de um modelo de capacitação dividido em três fases com duração de seis meses.
- Sensibilização estratégica: etapa inicial com ações de impacto voltadas para sucedidos e sucessores, com foco no diagnóstico da situação atual da empresa e no engajamento familiar.
- Workshop empresarial: fase prática, com dinâmicas em grupo e conteúdos aplicados sobre gestão, liderança e planejamento sucessório.
- Formação e mentoria especializada: curso de 80 horas com imersão intensiva, palestras com especialistas e acompanhamento individualizado para implementação de um plano de sucessão estruturado.
“E é justamente isso que a Jornada de Sucessão oferece, um caminho seguro, planejado e orientado por especialistas, para transformar o desafio da transição em um salto rumo ao futuro. Queremos novos líderes sim, mas também queremos que esses líderes sejam estratégicos e possam fortalecer a indústria brasileira”, explicou Sarah.
Para conhecer mais sobre o programa e participar, procure o IEL do seu estado.
Previsão para início das próximas jornadas:
- Rio Grande do Norte: julho/2025
- Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul: agosto/2025
- Espírito Santo: setembro/2025
- Acre, Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima: data a definir.