Compartilhar

"Natal de Esperança" é tema de exposição na FIEP

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 13 de dezembro de 2007


As multifaces do Papai Noel
As multifaces do Papai Noel
Quem nunca acreditou em Papai Noel? Um velhinho com roupas vermelhas, barba branca, cinto e botas pretos que passa de casa em casa para deixar presentes às famílias. De geração em geração, a lenda do Santa Clauss ganha mais realidade no mês de dezembro, quando o mundo celebra o nascimento de Jesus Cristo. Será que ele existe? Será lenda? Bem, isso depende de cada um. Mas diz a história que o bom velhinho foi inspirado na figura de um bispo que de fato existiu.

São Nicolau nasceu no século 3, em Patras, na Grécia. Quando

A mesa está pronta para Papai Noel
A mesa está pronta para Papai Noel
seus pais morreram, ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote e logo tornou-se arcebispo de Mira. Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta. Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube do que estava acontecendo e, em segredo, jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. A mesma coisa aconteceu quando chegou a vez da segunda. O pai, afim de descobrir o que estava acontecendo, permaneceu espiando a noite toda. Ele então reconheceu Nicolau, e pregou sua generosidade a todo o mundo.

As crianças se encantam com a exposição
As crianças se encantam com a exposição
E foi buscando inspiração nessa magia que o Sistema FIEP realiza, ao longo deste mês de dezembro, a Exposição Intinerante "Natal de Esperança". O acervo, composto por 37 peças, além de arranjos e a mesa do Papai Noel em tamanho real, retrata as multifaces do “Bom Velhinho”, ao lado de um presépio, onde o menino Jesus nasce na forma de esperança para o mundo. Guirlandas, bolas e árvores de natal complementam esse universo de mágico que envolve o espírito natalino. A exposição também abre espaço para Mamãe Noel, grande companheira na jornada da distribuição de presentes para todas as crianças.

A exposição está aberta ao público, no hall do auditório da FIEP, no horário das 8h às 11h e das 13h às 19h. Informações com a Coordenação de Cultura do SESI/PB ou pelo telefone: () 2101-5309.

 

Outras Notícias