08 de Julho: Dia do Panificador

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 08 de julho de 2008

No dia 08 de julho é comemorado em todo o Brasil, o Dia do Panificador, nesta mesma data é celebrado o Dia de Ações de Graças à Santa Izabel, Padroeira dos Panificadores. A panificação é uma atividade muito antiga, na Europa o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, e depois passou a ser fabricado em padarias públicas. Foi aí que surgiram os primeiros padeiros. No século XVII, a França tornou-se o centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução dos modernos processos de panificação. No Brasil, a chegada do pão ocorreu no século XIX. No início, a fabricação do pão era uma espécie de ritual, com cerimônias. Com a chegada dos imigrantes italianos, a atividade de panificação começou a se expandir.

Antecipando a data o Sindicato da Indústria de Panificação do Estado da Paraíba – SINDIPAN/PB realizou no último dia 05/07, um jantar de confraternização com representantes do segmento, no Casa de recepções Sonho Doce, em João Pessoa, e no próximo dia 19 a data será comemorada na cidade de Campina Grande, a festa será no Palácio das Nações.

Cerca de 400 pessoas entre empresários da panificação, padeiros, balconistas, fornecedores e representantes do Sindicato deverão participar da comemoração. Na ocasião será lançada a terceira edição da Copa BUNGE de Panificação, a competição reunirá um grande número de panificadores, que vão disputar a Copa através da criação de novas receitas. Os padeiros que prepararem os melhores produtos serão premiados.

De acordo com o Presidente do SINDIPAN/PB, Romualdo Farias, na Paraíba existem mais de mil panificadoras e cerca de 120 são afiliadas ao Sindicato. No Estado, o setor de panificação contabiliza mais de 600 mil empregos diretos, apesar disto ainda luta por algumas conquistas, a principal delas é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços o – ICMS que hoje chega a 32% na Paraíba, e para isso vem buscando junto ao Governo do Estado esse objetivo. Mas entre as conquistas da categoria, podemos citar a venda do pão por peso, e a atual substituição das sacolas de plástico pelas biodegradáveis, que vem sendo feita em João Pessoa e Campina Grande.

Fotos/Créditos: Ailson Ramalho/ site: Pousada das Cores