1 bi para calçados e têxteis

Por Agência Estado - Publicado 30 de agosto de 2007

A Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) foram autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a liberar até R$ 1 bilhão para empréstimo às empresas de calçados, artefatos de couro, têxteis e móveis de madeira dentro do programa Revitaliza. Com juros subsidiados, o programa Revitaliza foi lançado, em junho, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para ajudar as empresas que enfrentam dificuldades financeiras por causa da excessiva valorização do real frente ao dólar.

A linha de financiamento regulamentada hoje pelo CMN terá recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT). A Caixa poderá liberar até R$ 330 mil, e o Banco do Brasil, até R$ 670 mil. Os empréstimos só poderão ser usados para capital de giro.

Segundo o assessor do Tesouro Sérgio Jurandir Machado, a expectativa é de que, já em setembro, os dois bancos já estejam operando com a nova linha de financiamento. No mês passado, o CMN já tinha regulamentado uma linha de financiamento de R$ 2 bilhões do programa Revitaliza com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os mesmos setores. Mas, no caso da linha do BNDES, o dinheiro poderá ser utilizado para capital de giro e investimento.

O programa Revitaliza prevê um total de R$ 3 bilhões de financiamento com juros de 8,5% ao ano, prazo de reembolso de 36 meses e carência de 18 meses. As empresas adimplentes terão direito a um bônus de 20% dos juros devidos.

Fotos: www.senado.gov.br  e www.amanha.terra.com