14 mil serão beneficiados com Indústria Saudável

Por Syusk Amorim - Campina Grande/PB - Publicado 05 de fevereiro de 2009

Na Paraíba, a meta da Campanha SESI Indústria Saudável é atender 14 mil trabalhadores, com serviços
A constatação da gravidade dos maiores problemas de saúde coletiva da indústria, como doenças não-transmissíveis e acidentes do trabalho, recentemente, tem sido alvo de constantes pesquisas da Organização Mundial de Saúde – OMS.

Os números são alarmantes, principalmente em relação a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e cardiovasculares. São elas as responsáveis pela deflagração de uma série de campanhas educativas em prol da qualidade de vida do trabalhador.

Uma delas é a Campanha SESI Indústria Saudável, que consiste na avaliação das condições de saúde e estilo de vida do trabalhador. O objetivo é identificar estas doenças crônicas e seus fatores de risco, associados ao sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, alimentação inadequada e obesidade. A idéia é desenvolver ações educativas em saúde e estilo de vida que possam reduzir a mortalidade causada por essas doenças.

Na Paraíba, a meta é atender 14 mil trabalhadores, com serviços de aferição de pressão arterial, saúde bucal, avaliação de massa corpórea e palestras educativas. As atividades terão início no mês de fevereiro. À princípio serão beneficiadas, com o programa, as empresas J Macedo, Moinho Tambaú e Yane, em João Pessoa. A primeira atividade será a vacinação de combate à gripe: a influenza.

Em 2008 a Campanha SESI Indústria Saudável beneficiou mais de seis mil trabalhadores em 18 empresas paraibanas: Brastex Santa Rita e João Pessoa, Cipasa, Gráfica Santa Marta, Vijai, Polipac, São Paulo Alpargatas Campina Grande e Santa Rita, Felinto, Americanflex, Compel, Correios, Repet, Intergriffes, Ipelsa, Brasilmec, Indaiá e Fibrasa.

Fotografias: Ailson Ramalho