CNI

3 ferramentas para turbinar o seu negócio

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 20 de abril de 2021

Do acesso a crédito a apoio à exportação, confira serviços ofertados

Seja por oportunidade ou por necessidade diante dos efeitos da pandemia na economia e no emprego, o empreendedorismo foi uma das marcas de 2020. A alta no número de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), por exemplo, fez com que pesquisas apontassem que o país está perto de atingir o maior índice de empreendedores dos últimos 20 anos. Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que aproximadamente 25% da população adulta está envolvida na criação de um novo negócio ou são donos de empresas com três anos e meio.

A principal motivação tem sido contornar o desemprego e a necessidade de complementar a renda, frutos das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país. Mas, há também aqueles que dão continuidade aos negócios da família ou buscam fazer a empresa crescer por meio da inovação.

O empreendedorismo move toda a economia, alavanca mudanças e transformações, traz ideias inovadoras, gera empregos e impulsiona talentos. O que diferencia um empreendedor dos demais é a maneira como age em relação aos seus objetivos. Logo, qualquer pessoa pode empreender.

Por isso, selecionamos três ferramentas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que podem te ajudar no mundo dos negócios. Do acesso a financiamento adequado às necessidades da sua empresa ao apoio à exportação, confira os serviços disponíveis para o seu negócio a seguir:

1. Orientação sobre finanças e crédito

Para solucionar problemas financeiros ou conseguir capital para tirar as ideias do papel, a CNI oferece orientação e mentoria sobre linhas de crédito oferecidas por instituições financeiras e pelo governo federal. O serviço é oferecido para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do setor industrial pelos Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC), presente em 24 federações das indústrias.

Além disso, a Rede NAC oferta, de forma simplificada e gratuita, cartilhas e conteúdos sobre crédito e outros temas que afetam a vida de qualquer empresário. Acesse o canal do Núcleo de Acesso ao Crédito e saiba mais.

2. Capacitação empresarial para exportar

Se o foco for expandir os negócios para o exterior, a CNI pode ajudar com os mecanismos da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN).

Presente nas 26 federações estaduais das indústrias e no Distrito Federal, a rede especializada em internacionalização de negócios oferece cursos de capacitação, workshops, webinars, além de organizar missões de prospecção de tendências. Desde o processo de adequação de embalagens até o desempenho de determinado produto em outros países são temas abordados pelos CINs.

Consultoria e mentoria sobre exportação também estão no portfólio de serviços da área. Mais informações no canal da Rede CIN.

3. Facilidade e segurança para exportar

Já sabe como e para onde quer levar seus produtos? A CNI também pode te ajudar a circular com seus bens com menos papelada e burocracia. Com o ATA Carnet - espécie de passaporte para bens e produtos – fica mais fácil fazer exportação e importação temporárias em 74 países. O ATA pode ser emitido para itens como instrumentos musicais, equipamentos esportivos, amostras de produtos, entre outros. Quer saber como emitir o ATA Carnet, clique aqui.

Outro serviço que busca desburocratizar a internacionalização dos negócios é a emissão do Certificado de Origem Digital, oferecido pela CNI. O empresário pode emitir por conta própria o documento, que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países, de forma simples e ágil, numa plataforma online. Além da economia, no contexto da pandemia de Covid-19, o COD reduz a circulação de papéis e pessoas que podem se tornar vetores da doença. Veja essas e outras informações na página do Certificado de Origem Digital.