Compartilhar

CNI

4 países e os ingredientes para um ecossistema de inovação bem-sucedido

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 16 de julho de 2019

Potencial inovador de Portugal, Finlândia, Estados Unidos e do Brasil

Ter um conglomerado de empresas organizado, firmar uma parceria entre o governo e as instituições de pesquisa e oferecer uma boa qualidade de vida para os trabalhadores da indústria são alguns dos fatores citados por especialistas em inovação quando perguntamos o que é necessário para ter um ecossistema bem-sucedido.

Os representantes de Portugal, da Finlândia e dos Estados Unidos debateram o assunto e deram dicas para o Brasil avançar tecnologicamente no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae nos dias 10 e 11 de junho. 

Em entrevista à Agência CNI de Notícias, o português Pedro Rocha Vieira, a finlandesa Hanna Marttinen-Deakins, o norte-americano Chad Evans e o brasileiro Pierre Lucena destacaram três pontos importantes para a construção de um cenário tecnológico bem desenvolvido, que podem servir de exemplo para países que buscam um ecossistema de inovação de sucesso. Confira os ingredientes de cada país!

1. Portugal 

Pedro Rocha Vieira é o cofundador da Beta-i, plataforma dedicada a construir ecossistemas de inovação e destaca a qualidade de vida e o pensamento global dos portugueses como motivo do sucesso de Portugal.

2. Finlândia 

Para Hanna Marttinen-Deakins, diretora da agência governamental da Finlândia “Bussiness Finland”, a parceria entre o governo, as instituições de pesquisa e as pequenas, médias e grandes empresas é o diferencial da Finlândia.

3. EUA 

O vice-presidente-executivo do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos, Chad Evans afirma com simplicidade que o segredo do país está nas pessoas, nos trabalhadores.

4. Brasil 

Pierre Lucena, presidente do parque tecnológico Porto Digital, explica que ter profissionais qualificados é fundamental para que o Brasil avance no mercado e ressalta que as empresas precisam estar “antenadas”.

SAIBA MAIS – Confira esse e outros assuntos que foram abordados no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria na página especial do evento.


Outras Notícias